10 dicas de costura que você precisa saber

A costura é uma prática artesanal que estimula a criatividade, exercita a mente e ainda ameniza o estresse, mas se você é um iniciante nesta atividade, podem aparecer algumas dificuldades. Preparamos essa lista com dez dicas incríveis que vão te ajudar a superar as etapas iniciais e usar a criatividade. Confira: 

10 dicas de costura que você precisa saber

1. Use a máquina de costura para pregar os botões

Costurar botões à mão pode ser um processo trabalhoso. Se você está começando a se aventurar na costura, pode usar o auxílio de uma máquina de costura para esse passo. A máquina pode, ainda, ser configurada para pregar vários botões iguais perfeitamente, e você otimiza seu tempo, podendo se dedicar mais às etapas que forem de maior interesse.

2. Um truque para passar a linha na agulha sem complicação

Já perdeu um certo tempo na hora de costurar só para passar a linha na agulha? Pois é, esse passo, por mais simples que pareça, pode acabar demorando mais do que o necessário. A boa notícia é que existe uma solução: É só usar spray de cabelo na ponta da linha. Ela fica mais firme e você pode passar na agulha facilmente.

3. Como não perder alfinetes?

Os alfinetes são pequenos e geralmente as pessoas que costuram os perdem de vista, o que além de incômodo, pode ser perigoso também. Para evitar isso, há um procedimento simples: Você precisará de cola de contato, uma tigela e alguns imãs. Basta colar os imãs no fundo da tigela e no lado externo. Quando você colocar os alfinetes dentro, eles vão ficar concentrados no fundo ainda que você mova a tigela.

4. Dica para não perder os seus carretéis

Os carretéis são outros objetos pequenos da costura que podemos perder com facilidade. Esse problema é simples de resolver: basta utilizar aqueles separadores de dedos emborrachados usados pra pintar as unhas e deixá-los encaixados nos espaços.

5. Como costurar tecidos felpudos?

Algumas toalhas, por exemplo, são feitas de tecidos felpudos que a agulha da máquina não desliza tão bem, mas se você forrar o tecido com uma sacola plástica fica muito mais simples! Você verá como a agulha da máquina vai deslizar e você vai conseguir costurar mais rapidamente.

6. Como garantir a fixação dos botões?

Em algumas peças de roupa, o botão é um acessório indispensável. Aplicando neles um pouco de base para as unhas depois de costurá-los na roupa, as linhas que o prendem ficam mais fixas e evita que ele se solte.

7. Como acabar com furos em sua meia calça?

Mais uma vez vamos utilizar a base para as unhas como elemento do nosso truque. Assim que você notar que sua meia-calça está começando a rasgar, aplique a base, pois o tecido ficará mais rígido e resistente.

8. Como evitar desgastes nas bordas dos tecidos?

Se você estiver com pressa e sem tempo de costurar a barra de alguma peça, você pode optar por cortar as bordas com uma tesoura de corte ondulado ou zigue-zague, assim você evita aqueles fios puxados na borda do tecido.

9. Dica para não perder sua tesoura

Uma costureira de mãos cheias tem sempre uma boa tesoura em mãos. Caso você tenha problema em achar a sua de vez em quando, essa dica será bastante útil: pegue uma fita grande para pendurar a sua tesoura no pescoço através dos dedais, dessa forma você sempre saberá onde ela está.

10. Utilize carretéis maiores

Os carretéis pequenos podem ser incômodos quando se está costurando algo que vá utilizar muita linha, já que pode ser necessário trocá-los várias vezes. Nesses casos, trabalhe com carretéis maiores, se eles não couberem no pino, coloque-o em uma xícara logo abaixo do pino e prenda a linha na máquina.
Máquinas de Costura

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>