A tecnologia no mercado de máquinas de costura

A evolução da costura passa pelo aprimoramento de técnicas manuais e também pela melhoria de máquinas. A história é longa mas, o grande impacto vem sendo sentido mesmo é com os constantes avanços tecnológicos.

Isso mudou tanto que, atualmente, até máquinas inspiradas na impressora 3D mudando a forma como o setor têxtil funciona. Conheça mais sobre um pouco da história e veja alguns detalhes do mercado de máquinas de costura ao longo do tempo.

 

A tecnologia na produção das máquinas de costura

Embora a costura manual seja feita há milhares de anos, foi apenas em 1830 quando a primeira máquina de costura foi patenteada em Barthélemy Thimonnier, na França. Veja alguns marcos importantes nesse processo de evolução:

  • 1807: o alfaiate austríaco Josef Madersperger mostrou o primeiro projeto de uma máquina de costura. Foi onde tudo começou;
  • 1830: a máquina de costura desenvolvida pelo Barthélemy Thimonnier se destacou, foi produzida e revolucionou a maneira como as roupas eram feitas. Ela conseguia fazer aproximadamente 200 pontos por minuto;
  • 1841: muitas pessoas que antes ganhavam a vida costurando à mão se rebelaram contra as máquinas. O ano foi marcado por manifestações e máquinas de costuras queimadas;
  • 1851: dez anos depois das manifestações contra as máquinas de costura, o primeiro item com pedal foi lançado. O americano Isaac Singer, fundador da empresa Singer, foi o responsável por isso;
  • 1888: os primeiros modelos de máquinas elétricas foram produzidos e colocados à venda pela Singer.

De lá para cá, muitos aperfeiçoamentos foram feitos. Atualmente, é possível encontrar máquinas portáteis, ideias para o ambiente doméstico ou industrial. Sem contar que há produtos especializados em diferentes tipos de pontos, buscando sempre aumentar a eficiência de produção, bem como melhorar o produto final.

 

A tecnologia e a sua influência na indústria têxtil

Quem acreditava que as máquinas elétricas seriam o ápice da revolução tecnológica que influenciou diretamente a indústria têxtil se enganou. Atualmente, a impressão 3D já está influenciando nas peças de roupa.

Uma das maneiras é por meio da impressão de itens feitos com o plástico flexível TPU. São adereços que, quando usados com o tecido comum, transmitem originalidade para a produção.

Além disso, essa tecnologia vem possibilitando que alguns experimentos, nos quais diferentes tipos de tecido sejam mesclados. Isso, com o tempo, poderá permitir que as empresas tenham o seu próprio tecido e ofereçam algo completamente diferente.

Mas tudo ainda está em teste. Entretanto, uma máquina chamada de Kniterate já pode ser encontrada para a venda. Ela usa a tecnologia 3D para confeccionar as peças. Basta usar o software, criar o modelo e pronto, a Kniterate faz o resto, sob medida.

Viu quantas novidades? Navegue em nosso site e encontre o que há de mais moderno nas máquinas de costura!

Comentários

Perguntas realizadas para: "A tecnologia no mercado de máquinas de costura"

  Mostrar Comentários

Ainda não temos nenhum comentário para este artigo.
Seja o primeiro utilizando o formulário abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *