Como costurar acolchoados na máquina de costura?

Como costurar acolchoados na máquina de costuraNós preparamos pra você um guia pra tirar as suas dúvidas sobre como trabalhar com acolchoados em máquinas de costura. Dá só uma olhada:

Primeiro: Começando bem

1. Deixando tudo pronto

  • É recomendo verificar a limpeza da máquina e se ela é mantida em temperatura ambiente, uma vez que isso pode interferir na textura do óleo dela.
  • Observe qual agulha você está usando: A agulha recomendada para tecidos acolchoados é mais penetrante que uma agulha universal e seus pontos são menores. Se o fio for metálico uma agulha de bordado metálica cai bem. Utilize uma agulha tamanho 70 e  fio de algodão fino de 30 ou 40.
  • É importante que você sempre trabalhe com uma amostra. Solte a tensão superior se você notar o surgimento de um segmento inferior.
  •  

    Use alfinetes de segurança ou costure na máquina com linha solúvel para concertar as camadas e evitar que o fio pegue no pé da máquina e danifique a sua costura.

2. Qual o resultado que você busca na aparência do acolchoado?

Quando se costura um acolchoamento em uma máquina, o resultado aparente é diferente daquele que vem de um trabalho manual, já que ele deixa o tecido mais rígido e plano. São recomendados os chumaços de algodão que são disponibilizados em vários pesos e tecidos e você deve experimentar o máximo que encontrar. Você pode encontrar os enchimentos de algodão, poliéster ou a mistura deles em lojas específicas para costura.

Segundo: Acolchoamento na máquina alimentada

1. Se a máquina tiver um pé disponível é bom utilizar

Vamos começar no meio e desenvolver toda as linhas à direita, depois disso, vamos virar a peça e partir do centro para a esquerda.

  • Para evitar as linhas diagonais, siga o padrão acima e não faça esses movimentos de cima para baixo. Você criar um modo de começar e parar, um exemplo é começar em um local definido como zero e depois aumentar sobre a primeira metade para o comprimento normal.
  • Cuidadosamente, costure alguns pontos tomando cuidado para não causar uma colisão de linha. Você também pode puxar os fios para trás e até com um nó antes de enfiar para dentro do apoio com uma agulha.
  • Ponto no buraco: As costuras precisam ser pressionadas para um lado.
  • Ponto de distância da costura em um quarto: É comum que as pessoas utilizem uma ligeira curva de canto a canto ou ponto a ponto. Experimente-os e veja qual prefere.
  • Deixe alinhado usando fita adesiva como guia.
  • Lembre-se de que as linhas são curvas, mas a máquina ainda é alimentada.
  • É recomendado o uso da agulha dupla.
  • Para diferentes tópicos, tente a linha de monofilamento, variegada ou Rayon brilhante.
  • Uma boa dica para você que tem uma máquina mais recente é testar alguns pontos padrão e ir verificando o visual na parte de trás.
  • Trabalhe um ponto de cetim (recomendada para trabalhar em pequenos laços, corações ou flocos de neve) ou em ziguezague.
  • Ter amostras do seu trabalho é essencial. Tente fazer amostras que significam algo para o trabalho e não apenas em pedaços de chita.

Terceiro: Acolchoamento livre na máquina

1. Evitando que a linha da bobina apareça

Para evitar isso, solte a tensão superior. Anote o número de tensão da sua máquina e do fio que você estiver utilizando, isso trará melhores configurações de tensão para a linha.

2. Dentes de transporte

Se você notar que é necessário, solte-os ou cubra-os com fita adesiva.

3. Pé de cerzir?

É importante conferir de vez em quanto se a alavanca de pé está baixa, se a tensão não está direita no topo e manter distância entre os dedos e a agulha quando você não usar nenhum pé.

4. Firmando o trabalho

Para essa etapa, coloque seu trabalho em um aro e coloque um tambor bem apertado. A parte plana do arco deve ficar contra a superfície da máquina.

  • Estabeleça as medidas do ponto 0.
  • Com a agulha, traga a linha de fundo até o topo.
  • Agora você irá segurar as duas linhas para a parte de trás do trabalho para evitar o surgimento de um emaranhado.

Quarto: Técnica Master

1. Utilizando o lápis

Aperte bem o pé para que a máquina execute rapidamente e mova o quadro em suas mãos.

  • Tente não acelerar e começar com traços de letra.
  • É interessante que você pratique em um espaço aberto, mas se você achar útil, trabalhe dentro de uma grade de 2 polegadas. Isso pode ser trabalhado antes do processo ou você pode desenhar com um lápis mesmo!

2. Testando no papel

Irá ser de grande ajuda fazer alguns rascunhos no papel associando a agulha ao lápis. Tente repetir e padronizar formas como: Escotilha Cruz, rabiscos, círculos, penas, conchas, folhas, etc.

  • Busque testar coisas novas e também a sua assinatura, assim você começa a desenvolver um trabalho mais pessoal de design que pode ser levado par a sua costura.
  • Conforme você for ganhando prática, tente repetir o padrão sem o uso de grade. Tenha anotado os fios e as configurações da máquina que você vai utilizar, principalmente os fios comportados.

Quinto: Usando o Acolchoamento livre

1. Acolchoado de “pano inteiro”

Nesse caso, é interessante que você tente anular as formas e seus preenchimentos e dê prioridade à densidade e o contraste que terá entre as partes acolchoadas e não acolchoadas.

2. Mosaico

Utilize preenchimento de várias áreas. Também fica legal a criação de um padrão para ser empregado em todo o acolchoado.

3. Tecido impresso

Você pode utilizá-lo como apoio e fazer a costura dos contornos do padrão da parte de trás e estufar as da frente.

4. Ziguezague

Os pontos em ziguezague livre dão personalidade e com eles você pode criar um padrão para o preenchimento.
Máquinas de Costura

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>