Como costurar material de borracha

Como costurar material de borracha

Costurar borracha pode se tornar uma maneira divertida e muito barata para reciclar esse tipo de material que já não tem utilidade em nossos lares, isso sem mencionar que pode ser encontrado em qualquer loja de pneus, bicicletaria ou a até mesmo em locais onde se trabalha com materiais reciclados.

Mas costurar borracha não é uma das tarefas mais simples também, não é como costurar um tecido qualquer ou coisa semelhante. Costurar borracha exige técnicas diferentes, agulhas especiais e até mesmo uma máquina industrial, contudo, sabendo que máquinas assim não é algo comum na maioria dos lares, a Máquinas União traz algumas dicas importantes para costurar borracha com a sua própria máquina de costura.


Dica 1

Primeiramente você vai precisar de agulhas para tecidos espessos, de preferência para os tamanhos 16 ou 18 que podem funcionar melhor, porém, caso encontrar apenas de 14, elas podem resolver. De preferência para as agulhas que costuram brim, couros, entre outros tecidos mais fortes. Além de uma agulha capaz de perfurar a borracha, a linha deve ser forte para manter a borracha unida, ou seja, nem pense em utilizar as linhas comuns, elas não suportarão a força da borracha.


Dica 2

Utilizar teflon pode ajudar no momento da costura, de acordo com alguns sites especializados nestes tipos de costura, a borracha por ser muito macia e sem nenhuma porosidade, igual ao material comum dos pés da máquina de costura. Esses dois materiais grudarão e poderão emperrar a máquina. Já o teflon funciona como antiaderente e poderá permitir que a borracha deslize facilmente.


Dica 3

Agora, caso não tenha acesso ao Teflon ou tenha esquecido, não se preocupe, é possível utilizar outros materiais que possa permitir o deslize da borracha. Basta alinhar um lenço de papel ou papel jornal com o topo de borracha, esse material será costurado juntamente com a borracha, mas é de fácil remoção.


Dica 4

Caso tenha algum produto a base de silicone, nada melhor do que dar uma borrifada no pé da máquina e linha, com a agulha lubrificada, ficará mais fácil a penetração da agulha.


Dica 5

Dê uma olhada no manual de costura da máquina e certifique-se sobre a tensão do pé de costura, caso não tenha o manual, nada melhor do que procurar pela internet. O conhecimento da tensão pode ajudar e muito na costura, pelo fato de poder fazer alguns ajustes para que a máquina costure melhor a borracha.

Cheque o manual da máquina de costura para verificar a tensão do pé da máquina. Dependendo da grossura da borracha, você pode precisar trocar os ajustes.

Comentários

Perguntas realizadas para: "Como costurar material de borracha"

  Mostrar Comentários
sonia magalhães migon da costa Disse:

estou tentando fazer u.m sapato tipo alpargata, o que me leva a costurar tecido na borracha. É possível me ajudar?

Responder
Máquinas União | Atendimento Disse:

Olá Sonia, tudo bem? Clique na opção “Fale Conosco” do nosso site para que possamos da melhor forma te ajudar! Obrigado.

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *