Como fazer um ponto chuleado

Saiba quais são as etapas da confecção de uma roupa
Em poucas palavras, o chuleado é uma costura ziguezague feita na beirada do tecido para dar o acabamento e evitar que desfie.

O ponto chuleado é uma técnica básica da costura à mão. Seu resultado é invisível quando feito do lado do avesso do tecido e decorativo quando feito do lado direito.

Geralmente, o ponto chuleado é utilizado como uma alternativa para a máquina de costura e para dar acabamento em bainhas e costuras. Trata-se de uma técnica de ponto simples na qual a agulha penetra o tecido por baixo e sai por cima, repetindo o processo em cada ponto dado. Os pontos feitos ficarão em cima da costura.

Para fazer um chuleado, siga os passos abaixo:

  1. Coloque os dois pedaços de tecido que deseja unir deixando os lados direitos ou os avessos frente a frente. Se estiver com os lados direito frente a frente, criará um ponto invisível; se os avessos estiverem frente a frente, criará um ponto decorativo.
  2. Enfie a linha na agulha e prenda-a na borda direita do primeiro pedaço de tecido, utilizando qualquer método que preferir. Uma técnica comum é amarrar as pontas da linha juntas em um nó, em seguida costurar com a agulha através do tecido e puxar a linha até o nó encontrar-se com ela.
  3. Insira a agulha no segundo pedaço de tecido e puxe o fio, apertando-o.
  4. Traga a agulha novamente para o primeiro pedaço de tecido ao passar a linha por cima da costura.
  5. Insira a agulha através de ambos os pedaços de tecido, ao lado e aproximadamente 1,5mm acima de onde foi inserida pela primeira vez. Seu segundo ponto entrará no primeiro pedaço de tecido ao lado do primeiro ponto, com a linha enrolando acima da costura com cada ponto.
  6. Repita os passos 4 e 5 até que termine a carreira, “enrolando” a linha, a cada ponto, por cima da parte superior da costura.
  7. Amarre a linha no final da carreira, inserindo a agulha de volta debaixo do ponto chuleado anterior e puxando a linha quase até o final. Quando você tiver apenas um pequena volta da linha sobrando, insira a agulha através do centro dessa volta e puxe-a firmemente para criar um nó. Corte, utilizando uma tesoura afiada, qualquer linha restante após o nó.

Há mais de 40 anos no mercado de máquinas de costura e sempre atenta a novas inovações tecnológicas, a Máquinas União reconhece que as máquinas de costura já não estão presente apenas em fábricas, ateliês, alfaiates e costureira. Muitos possuem sua própria, a fim de fazer pequenos consertos ou até criar as próprias peças. Por isso, a Máquinas União conta com uma extensa linha de máquinas: reta, passante, ponto invisível, ponto picado, barra, bolso embutido, fundelo, flat seaming, refiladeira e interloque. Conheça nossa linha completa e consulte-nos.

Se estiver precisando de alguma consultoria na escolha de sua máquina, não deixe de nos visitar em nossa matriz no centro de São Paulo. Nossos consultores poderão esclarecer as suas dúvidas e orientar na melhor escolha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>