Como funciona a costura de airbags?

Como funciona a costura de airbags?

O airbag se trata de um produto indispensável para garantir a segurança do motorista em casos de acidentes. Para suportar as severas condições de fabricação, de maneira que não comprometa a integridade da costura, o airbag requer um linha de costura de alta qualidade.

Como é feita a fabricação de airbags?

Muitas empresas automotivas usam linhas monocord para fabricar airbags. Porém, para proporcionar um ponto muito mais seguro, a linha retorcida de 3 cabos se apresenta como uma opção mais eficiente. Por quê?
Para entendermos a diferença entre esses dois tipos de linhas, é importante que, primeiro, saibamos o que cada uma é:

  1. Linha monocord: este tipo de linha é composto por um único cabo de filamento de nylon. Geralmente 20% mais fina do que as outras linhas retorcidas, a linha monocord é utilizada para costurar materiais menos agressivos, que exigem costura multidirecional.
  2. Linha bonderizada com 3 cabos: este tipo de linha permite um controle preciso da tensão e auxilia a obtenção de um ponto estável, pois os filamentos de nylon com 3 cabos é torcido e bonderizado de forma que haja uma seção transversal circular uniforme em seu comprimento.

Benefícios da fabricação de airbags com 3 cabos retorcidos

  • Linhas retorcidas bonderizadas, ao contrário do monocord, distribuem sua resistência através de três cabos separados, enquanto o monocord depende apenas de um cabo para garantir a segurança do ponto de costura;
  • Possue controle de tensão constante, criando um ponto de costura mais uniforme e estável;
  • Ótima aderência dos cabos, proporcionando uma laçada que suporta costuras em diversas camadas, possibilitando maior resistência à abrasão;
  • Na linha monocord, as fibras não são incorporadas aos fios e tendem a causar a filamentação durante a alta velocidade de costura;
  • O monocord apresenta baixa bonderização, podendo causar problemas, como falhas de ponto, por exemplo;
  • A linha com 3 cabos possui menor variação de resistência após a costura, o que é fundamental para a integridade da costura.

Para assegurar uma boa performance da costura, a uniformidade na espessura da linha em todo o seu comprimento é imprescindível.
Ficou com dúvidas? Entre em contato com a Máquinas União e conheça nossos produtos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>