Como passar a linha na máquina de costura?

Você quer criar suas próprias peças, mas tem pouca ou nenhuma noção de costura? Siga alguns passos e comece a se familiarizar com os equipamentos de costura.

Como-passar-a-linha-na-agulha-de-costura

Aprenda a passar a linha na máquina de costura

1. Encaixe a bobina: é um equipamento importante que fica em baixo do pé calcador (parte de baixo do tecido, quando ele é costurado). É importante ter certeza que ela está vazia e seja específica para aquela máquina.

2. Coloque o carretel: a parte superior da máquina tem um espaço metálico específico para colocar carreteis. Algumas máquinas contam com um pino roscável para não deixar o carretel escapar.

3. Coloque a bobina no enrolador: a bobina é colocada em um pino oscilante que impede que ela fique muito cheia.

4. Desenrole o carretel: pegue a ponta da linha e passe pelo botão de tensão levando a ponta da linha até a bobina.

5. Enrole a linha na bobina: dê ao menos duas voltar na bobina com a linha que saiu do carretel.

6. Retire a agulha: para evitar que a agulha fique trabalhando enquanto você enche a bobina, retire por alguns instantes da máquina.

7. Pressione o pedal: deixe que a bobina comece a ser enchida com a linha que vem do carretel, mas não permita que ela ultrapasse as bordas.

8. Corte a linha: deixe que a bobina fique com uma sobra curta. E também corte a extremidade daquilo que foi usado para encher a bobina.

9. Recoloque a agulha: agora prepare para costurar. Reinsira a agulha, abra a porta da bobina, próxima da entrada da agulha, desenrole um pouco de linha da bobina.

10. Coloque a bobina: devolva a bobina no lugar. Há um espaço específico para inserir a linha da agulha. Em algumas máquinas esse espaço tem forma de “C” com uma lamina na extremidade, que serve para cortar a linha. Ao encaixar a bobina ela deve girar com facilidade no sentido anti-horário ao puxar a linha.

11. Coloque a bobina: feche a porta da bobina: não pode haver linha saindo dali.

12. Coloque a bobina: passe a linha do carretel: desenrole 30 cm de linha do carretel. Você precisa mantê-la tensionada, porém não exagero pois ela poderá arrebentar. Você precisa seguir estes passos para pôr a linha:

  • Passe a linha no guia-fio superior esquerdo da máquina.
  • Puxe-a totalmente para baixo e passe através de uma ranhura dentro da máquina de costura. Contorne o botão de tensão e puxe a linha novamente para cima, formando um “U”.

  • A maioria das máquinas tem um gancho que estiva o fio ao mesmo tempo que a agulha sobe e desce. Esse braço retira a linha do carretel. Passe a linha por cima desse braço e depois puxe para baixo, em direção a agulha.

  • Guie a linha para a agulha. Há um gancho sobre a agulha. Passe a linha através dele e puxe-a para fora, em direção ao lado esquerdo da máquina.

  • Há uma alavanca cinza a esquerda da agulha. Passe a linha por cima da parte em forma de “V” invertido dessa peça.

  • Puxe a linha solta até o buraco da agulha e ao mesmo tempo abaixe a alavanca cinza. Um bracinho girará para a frente como se fosse uma mão agarrando uma haste. O objetivo é que as rebarbas da mão agarrem a linha e puxem através do buraco da agulha. Pode ser necessário tentar várias vezes. Certifique-se de que a mão esteja agarrando o local certo da agulha, girando o volante manual do lado direito da máquina. Esse movimento fará a agulha subir e descer.

13. Sobra de linha: Pegue a sobre da linha e passe por baixo do “pé” da máquina, para que ela fique fora do tecido. Ao começar a costurar, segure essa linha para que ela não seja puxada para a agulha.

Pronto. Agora é só costurar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>