Como usar uma máquina de costura

Como usar uma máquina de costura

As máquinas de costura podem ser suas maiores aliadas para criar coisas maravilhosas com tecidos, mas é necessário saber usá-las corretamente, não é? Sendo assim, preparamos um dia com dicas pra você ficar por dentro desse processo e começar a produzir!

Primeira etapa: As partes da máquina

1. O botão de ligar: Embora pareça simples demais para fazer parte do nosso guia, não podemos negar que sem ele as coisas ficam difíceis. Esse botão pode estar em pontos diferentes da máquina, mas ele fica na lateral direita da maioria das máquinas.

2. Pino para o carretel: Esse pino serve para segurar o carretel de linha, então também é muito importante. Ele sai do topo da máquina.

3. Guia da linha: Trata-se de uma peça de metal que fica na parte de cima da máquina. Ela tem a função de direcionar a linha do carretel no topo da máquina de costura para a bobinadora.

4. Alimentador da bobina: É bem fácil achá-lo. Ele fica à esquerda do pino para o carretel. Lá estão outro pino menor e uma rodinha horizontal que trabalham juntos para para colocar a linha na bobina. Esse pino e essa rodinha são o alimentador e o limitador do alimentador.

5. Botões de ajuste de ponto: O lugar onde eles ficam também pode depender do modelo de máquina que você tem. Costuma haver uma pequena tela perto de alguns botões físicos da parte frontal da máquina. Esses botões servem para selecionar qual o tipo de ponto que você vai fazer com base no tamanho e na direção.

6. Tensor da linha: O tensor da linha é a alavanca localizada na parte da frente da máquina que você usará quando estiver com tudo pronto para colocar a linha na máquina, pois você a passara do carretel no topo pela guia e depois em volta do tensor.

7. Regulador de tensão: O regulador nada mais é do que uma rodinha com alguns números que serve para você definir a tensão da linha de acordo com o tralho. Se a tensão estiver definida como apertada demais, a agulha acabará sendo puxada para a esquerda e se estiver frouxa demais, a linha irá ficar enrolada no tecido que está sendo costurado.

8. Parafuso da trava da agulha: Como o próprio nome diz, essa peça metálica tem a função se segurar a agulha no local enquanto você costura. Ela fica embaixo do braço da máquina e se assemelha a um prego.

9. Pé calcador: Ele se parece com um ski pequeno e fica abaixo do parafuso da trava da agulha e quando utilizado, ele serve para firmar o tecido no lugar e o guiar pela máquina durante a costura. Recomendamos também que você localize a alavanca do pé calcador e treine como levantá-la e abaixá-la. Para ajustar é só movê-la para baixo ou para cima. A alavanca fica atrás ou á direita do conjunto da agulha.

10. Chapa da agulha: Você sabe onde ela fica? É bem simples! É a chapa de prata que fica logo abaixo da agulha.

11. Impelentes: Os impelentes são trilhos que ficam na chapa da agulha, abaixo do pé calcador e que movimentam o tecido durante a costura.

12. Tampa e liberador da bobina: Abaixo da placa de metal onde está a agulha, fica a tampa da bobina e próximo a ela há um botão ou pino para liberação dela. Antes de começar a costurar, você irá usá-lo para que a bobina fique no lugar correto.


Segunda etapa: Preparando a máquina

1. Mesa, escrivaninha, gabinete ou balcão: Ache o local onde ficará sua máquina de costura e uma cadeira que fique em uma altura confortável. A máquina precisa estar posicionada de forma que a agulha fique a sua esquerda e o corpo da máquina à sua direita.

2. Instalando a agulha: As agulhas são feitas de modo que só possam entrar em uma direção. Há sempre uma ranhura em um dos lados da agulha e isso vai te ajudar. Essa ranhura deve ficar virada na direção em que a agulha irá receber a linha. Insira a agulha até o final e aperte bastante o parafuso.

3. Hora de encher e inserir a bobina: Para encher a bobina da máquina, coloque-a no alimentador na parte de cima. Se oriente pelas guias e depois passe a linha do carretel em volta da guia e na própria bobina. Feito isso, ligue o alimentador e aguarde. Ele irá parar sozinho quando a bobina estiver completa. Após esse processo é só colocá-la na caixa abaixo da agulha e deixar a ponta da linha para fora para que você possa inseri-la na agulha.

4. Colocando linha na máquina de costura:
O carretel precisa ser aberto e fixado na agulha. Para isso, você terá que pegar linha e puxá-la pela guia no topo e depois por baixo e ao redor do tensor. Haverá números e setas impressos na máquina indicando como ela deve ser alimentada com a linha.

5. As linhas precisam ficar para fora: Para puxar as linhas, passe uma tesoura entre o pé calcador e a chapa. Com isso você terá duas pontas: uma da agulha e outra da bobina.


Terceira etapa: Costurando!

1. Ponto corrido e médio: A configuração dos pontos deve ser feita sempre com a agulha para cima e para fora do tecido porque você poderá movê-la. No manual da sua máquina você conferir como fazer esse ajuste de acordo com o seu modelo.

2. Faça testes em retalhos: Uma dica super importante é que você use retalhos para praticar. Você não vai querer danificar um tecido especial por um erro simples e assim você evita dificuldades que podem surgir ao costurar tecidos pesados.

3. Alinhando o tecido sob a agulha: Lembre-se de costurar com o bolo do material à esquerda da máquina. Juntando ele à direita você pode bagunçar a costura.

4. Abaixando o pé calcador sobre o tecido: Utilize a alavanca que regula o pé calcador. Se você puxar o tecido com o pé calcador abaixado você perceberá que a máquina está com ele bem firme.

5. Segurando as pontas: Sabe aquelas duas pontas de linha que nós deixamos para fora com o auxílio da tesoura? Durante os primeiros pontos você terá que segurá-las para que elas não entrem no tecido.

6. Pedal:
O pedal, assim como o acelerador de um carro, serve para controlar a velocidade da máquina. No começo, pise levemente apenas para que a máquina comece a funcionar.

7. Botão de reverso: Em algumas máquinas pode ser também uma alavanca de reverso. São importantes porque mudam o sentido da costura. Uma dica bem simples: Quando você estiver terminando a costura, faça alguns pontos no sentido reverso para que eles se fixem mais.

8. Movendo a agulha para a posição mais alta: Para deixar a agulha mais alta, use o volante e em seguida levante o pé calcador. O tecido terá que se soltar facilmente. Caso a linha puxar para trás quando você tentar retirar o tecido, o erro pode estar no posicionamento da agulha.

9. Cortando a linha: Corte a linha com o entalhe que fica na parte de trás do poste que segura o calcador ou com uma tesoura, mas deixe uma ponta saindo da máquina para a próxima costura.

10. Modos de Costura:
Depois de praticar um pouco, treine novos tipos de ponto. Eles irão trazer mais valor ao tecido. Se envolva em projetos legais e aproveite para se especializar naquilo que você mais gosta na costura!

Agora que você tem essas dicas, com certeza está se sentindo um pouco mais próximo da sua máquina de costura. Que tal começar a colocar a mão na massa? E não se esqueça: na hora de escolher sua máquina, fale com a gente da Máquinas União!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>