Conheça a forma correta de descarte da sua máquina de costura antiga

plantas-na-frente-de-uma-maquina-de-costura

Se você está usando uma máquina de costura antiga ou um modelo básico para iniciantes, pode descobrir que ela não atende mais às suas necessidades, é nesse momento que talvez a máquina mais antiga tenha finalmente quebrado ou não tenha as funções para corresponder às suas habilidades de costura. Seja qual for o motivo da atualização, isso pode deixá-lo com um dilema. Podemos jogar nossa máquina de costura em um lixo comum, ou podemos reciclar seus componentes?

Onde posso descartar minha máquina de costura?

As máquinas de costura são feitas com materiais como plástico, ferro e circuitos eletrônicos que costumam ser produtos difíceis de se decompor, levando anos e anos para degradar. Esse processo lento é prejudicial ao meio ambiente e se as máquinas são descartadas como um lixo comum irão acabar em algum aterro sanitário e se acumular com outros componentes que não se decompõem, trazendo prejuízos.

No Brasil não existe uma empresa especializada nesse tipo de reciclagem, o que dificulta esse processo com qualquer tipo de material eletrônico, mas existe uma forma de solucionar esse problema através da logística reversa, que nada mais é que uma política de gestão em que o produto é devolvido ao fabricante que vai ter recursos e estrutura para um descarte consciente da máquina.

Existem outras opções além do descarte?

Também existem soluções que podem trazer benefícios para outras pessoas, que são vendê-la, doar para instituições de caridade ou reaproveitar. Obviamente, a opção mais fácil é manter a máquina de costura. É sempre útil ter um maquinário reserva para o caso de sua máquina principal quebrar, mas, se você não tiver espaço, precisará se livrar dele.

Caso a empresa fabricante de sua marca de máquina de costura não contar com o processo de logística reversa e a sua máquina ainda estiver funcionando tente encontrar alguém que precise, doando a máquina, algumas instituições como escolas de samba utilizam máquinas usadas para a confecção de suas fantasias e para formar novos costureiros. Também existem casas de caridade que revendem aparelhos usados para poder arrecadar dinheiro.

Algumas assistências técnicas e revendedoras podem comprar sua máquina usada para revender, já que eles podem recuperar a máquina e dar maior valor de revenda ao produto. Na Máquinas União você pode encontrar modelos usados totalmente renovados.

Você tem certeza do descarte?

Máquinas de costura antigas podem ser um pouco complicadas de se armazenar, são volumosas e isso pode ser um problema se o armazenamento em sua casa for limitado. Afinal, livrar-se de sua máquina antiga para economizar alguns centímetros de espaço no chão ou no armário pode ser um pouco prematuro. Também pode ser uma decisão da qual você se arrependerá.

Contudo, se você é um costureiro regular, sabe que as máquinas de costura podem ter dias de folga. Normalmente, seus colapsos acontecem quando você realmente precisa terminar esse projeto. Quando sua máquina principal está tendo problemas, é sempre bom ter um backup esperando para assumir o controle. A máquina antiga também pode ser configurada para fazer um ponto específico e economizar tempo trocando a nova.

Além disso, sua velha máquina de costura pode ser uma que foi passada de geração em geração. Uma herança de sua avó, talvez. Essa conexão familiar pode ajudar a formar um apego sentimental às máquinas de tempos passados. Muitas pessoas, costureiras, em particular, guardam essas máquinas como lembranças para seus entes queridos e continuam a tradição de entregar a máquina para a próxima geração.

Comentários

Perguntas realizadas para: "Conheça a forma correta de descarte da sua máquina de costura antiga"

  Mostrar Comentários

Ainda não temos nenhum comentário para este artigo.
Seja o primeiro utilizando o formulário abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *