Conheça as principais funções no mercado de trabalho mais bem pagas no mercado de corte e costura

Quer estudar para trabalhar com corte e costura e está interessado em ter um bom rendimento? Então é preciso escolher o setor certo. Segundo relatório de negócios promissores em 2018 do Sebrae, os  ateliês de costura sob medida estão em alta.

Por isso, quem quer empreender e ter uma boa rentabilidade, caso goste da possibilidade de produzir roupas personalizadas, poderá ganhar dinheiro. Para isso, é preciso investir não apenas em maquinário, mas também em um estúdio, que mais parece uma butique.

“As clientes começaram encomendando vestidos de festa e de noiva e, aos poucos, retomaram o hábito de encomendar roupas exclusivas. Hoje, 20% dos cerca de cem modelos que vendo por mês são feitos sob medida”, contou a empreendedora Georgia, em entrevista dada ao site Folha de São Paulo.

Nesse caso, ela contou que aceita tanto produzir a peça em um tecido que o próprio cliente leva, quanto providenciar tudo. Ainda segundo a empreendedora, o diferencial desse tipo de trabalho atual, em relação ao que era realizado na década de 70, quando as roupas personalizadas estavam em alta, é que agora esses profissionais desenham o modelo. “Crio roupas do zero, partindo de um desejo específico ou de um tecido que a cliente trouxe. É como ter uma estilista a seu dispor”, afirmou durante a entrevista.

Outras áreas de corte e costura que podem ser exploradas

  • Operador de máquina: são os profissionais que trabalham em fábricas, montam parte de peças e fazem o mesmo trabalho o dia todo. Por exemplo, se é uma camisa, o profissional só coloca o colarinho e faz isso direto. Tarefa para pessoa ágil e focada, que não quer investir em um negócio próprio;
  • Faccionista: autônomo que presta serviço à confeccionistas em oficinas de costura. Recebe as peças cortadas, em fardos, e costura. Esse tipo de trabalho exige que a pessoa seja empreendedora e detalhista.
  • Artesã: atua com costura, mas não para a confecção de roupas e sim para produzir artesanatos. A pessoa precisa ser ser criativa e muito detalhista;
  • Pilotista: monta peças piloto, que servem como provas do molde. Para trabalhar nessa área, o profissional precisa dominar o uso de diversos tipos de máquinas de costura;
  • Alfaiates: focam a atividade na confecção de ternos, smokings, costumes, camisas sociais, calças, blazer, paletós e gravatas. Também fazem ajustes em roupas masculinas. É preciso ser muito detalhista.

Gostou? Se decidir empreender na área, não se esqueça de navegar pelo nosso site. Temos as melhores máquinas do mercado!

Comentários

Perguntas realizadas para: "Conheça as principais funções no mercado de trabalho mais bem pagas no mercado de corte e costura"

  Mostrar Comentários

Ainda não temos nenhum comentário para este artigo.
Seja o primeiro utilizando o formulário abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *