Conheça os tipos de acabamento mais comuns em corte e costura

Os acabamentos de peças são feitos muito facilmente com a máquina de costura do tipo overloque. Mas, para quem não tem essa máquina ou não pretende investir nela agora, não há motivo para se preocupar. Existem outros tipos de acabamento com máquinas de costura e que ficam tão bons quanto. Para isso, será necessário usar a criatividade e também bastante técnica de corte e costura. Vamos aos principais tipos:

Picotar:

Vale para diversos tipos de tecido, até os rígidos e leves. Com uma tesoura de ziguezague, corte a beirada do tecido. Depois disso, é só finalizar com o ferro de passar para abrir as costuras. No caso dos tecidos especiais, é possível abrir as duas beiradas juntas de uma vez.

Costurar e picotar:

Excelente opção de acabamento para quem quer evitar as chances da peça e do tecido desfiarem. Para isso, basta costurar uma fileira de pontos pequenos com distância de 6 milímetros da borda da margem da costura. Depois, é só aparar com a tesoura de ziguezague.

Virar e costurar:

Uma boa opção para quem trabalha com tecidos leves. Aqui, o passo a passo começa com uma virada de borda da margem 3 milímetros para baixo e passar. Então, é só costurar ao longo da dobra. Se o tecido for mais difícil ou a borda for curva, utilize 6 e não 3 milímetros como margem para deixar o processo mais simples.

Acabamento em Ziguezague:

Acabamento fácil de fazer e que se aplica de modo eficiente, principalmente em tecidos de malha. Para aplicá-lo, sua máquina de costura tem que estar regulada para 1 milímetro e meio. Aí, é só costurar bem rente à borda da máquina de costura sem sobreposição.

Chuleio à máquina:

A máquina deve ser regulada para este tipo de ponto ou para o invisível. O bico de ziguezague tem que ficar na borda do tecido e a posição do tecido varia de acordo com o tipo de ponto escolhido (direita da agulha para ponto de chuleio e esquerda no ponto invisível).

Debruar com viés:

Boa pedida para costura de casacos sem forro. Para fazer esse tipo de acabamento, é preciso envolver a borda da margem com o viés dobrado e costurar a parte de cima da beira do viés, pegando também sua parte de baixo.

Aprendeu a diferença entre os principais tipos de acabamento e está pronto para começar a testar em suas peças? Nós, da Máquinas União, estamos aqui para facilitar a sua escolha, com os produtos que você possa estar procurando neste momento. Para saber mais sobre nossa linha de produtos ou ler artigos como este, acesse nosso site ou continue para ver mais no blog.

Comentários

Perguntas realizadas para: "Conheça os tipos de acabamento mais comuns em corte e costura"

  Mostrar Comentários

Ainda não temos nenhum comentário para este artigo.
Seja o primeiro utilizando o formulário abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *