A costura como terapia

COSTURA COMO TERAPIA

Segundo pesquisa realizada pela OMS (Organização Mundial de Saúde) em 2015, o Brasil é um dos países mais afetados por transtornos psicológicos, como estresse, depressão e ansiedade, por exemplo.

Apesar de existir uma série de remédios que podem ser utilizados para combater tais males, é cada vez maior o número de profissionais da saúde que tem receitado métodos alternativos de tratamento, como a execução de trabalhos manuais, como a costura, por exemplo.

Se você achou curioso a costura ser listada como uma excelente forma de se combater a fadiga mental, continue lendo o texto que preparamos e veja os motivos que fazem com que a mesma seja uma terapia que está sendo buscada por tantas pessoas.

BENEFÍCIOS DA COSTURA

A costura é uma atividade capaz de trazer uma série de benefícios práticos para quem a domina, como a capacidade de realizar reparos em roupas danificadas, a facilidade de se alterar o visual de uma peça ao se cansar dela e até mesmo a possibilidade de se ter uma fonte alternativa de renda alternativa quando necessário. Além disso, no entanto, ela também é capaz de trazer uma série de outros benefícios, como por exemplo:

  • REDUÇÃO NO NÍVEL DE ESTRESSE: ao costurarmos, nossa mente se desliga, ainda que momentaneamente, dos assuntos que estão nos causando preocupação e nervoso. Esse “desligar”, ainda que breve, é capaz de reduzir significativamente o nível de estresse. Quando esse tipo de atividade é praticada de forma regular, seus benefícios são ainda mais acentuados.
  • MELHORA NA CONCENTRAÇÃO: costurar é uma atividade que requer foco e atenção. Com o tempo, portanto, é natural que ocorra uma melhora na capacidade de concentração do indivíduo;
  • AUMENTO DA CAPACIDADE DE ABSTRAÇÃO: costurar pode ser visto como uma forma de comunicação não-verbal. Por conta disso, pode ser considerado uma excelente forma de dar vazão a imaginação e aumentar gradualmente a capacidade de abstração;
  • MAIOR DESTREZA: a costura é particularmente boa para idosos, já que melhora consideravelmente a destreza psicomotora dos mesmos, ajudando-os a ficar com os movimentos mais firmes e precisos.

TAIS BENEFÍCIOS JÁ FORAM COMPROVADOS PELA CIÊNCIA?

Ao longo das últimas décadas um incontável número de profissionais se dedicou a estudar o efeito que atividades manuais tem sobre o cérebro humano. Apesar do resultado desses estudos variarem e possuírem uma série de nuances, todos eles indicam que as atividades manuais possuem uma capacidade ímpar de reduzir o estresse e aliviar a tensão, sendo altamente recomendáveis.

O SEGREDO DO SUCESSO

Para que uma determinada atividade possa ser considerada terapêutica, ela precisa trazer alívio e prazer, não sofrimento. Se você deseja costurar com tranquilidade, portanto, é recomendável que você busque munir-se de equipamentos adequados, que facilitem o seu trabalho e permitam que você dê vazão a seu ímpeto criativo. Para tanto, conte com o auxílio da Máquinas União, uma empresa que está no mercado há mais de 40 anos, sendo especialista em máquinas de costura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>