Cuidados com a máquina de costura

Cuidados com a máquina de costura

Sua máquina de costura é, também, sua grande companheira na criação de peças e está sempre pronta para te ajudar a explorar toda sua técnica e criatividade, por isso é legal que elas te acompanhem por bastante tempo, mas para que ela dure muitos anos, é preciso ter alguns cuidados. A gente te conta quais:


1. Limpeza: Manter a sua máquina limpa é essencial. Quando você notar a sujeira por fora, lembre-se que por dentro deve estar pior. Faça a limpeza da máquina com um pano úmido e o auxílio de uma pinça ou pincel para áreas menores. Para garantir uma limpeza mais eficiente, retire a caixa de bobina e limpe os dentes.


2- Lubrificação: Algumas máquinas industriais tem lubrificação automática, mas quando tiver, você pode resolver isso com alguns pingos, já que elas precisam ser lubrificadas de tempos em tempos. Lembre-se de utilizar óleos lubrificantes específicos para máquinas de costura. Eles são baratos e duram bastante tempo.


3- Mecânico: Alguns defeitos nas máquinas podem começar a aparecendo de forma tão sutil que você não perceba, então se você utiliza a sua com muita frequência, é interessante adquirir o hábito de levá-la ao mecânico para uma revisão de vez em quando.


4- Desmontar ou não desmontar? Durante a limpeza, é comum a gente querer abrir máquina por completo, mas o processo de montagem pode ser complicado. Como o risco de montar a máquina com alguns erros e ter problemas na costura é muito provável, recomendamos que esse procedimento seja feito por mão de obra especializada.


5- Agulhas tortas: Utilizar agulhas tortas na sua máquina pode estragar a caixa de bobina, então sempre confira a qualidade das agulhas que serão utilizadas e se você está utilizando o tipo certo para o tecido a ser trabalhado.


6- Passagem da linha: Sabe quando a linha embola na bobina? Isso pode ter ocorrido porque a linha está mal passada e pode trazer danos à sua máquina. Verifique atentamente para uma passagem de linha correta.


7- Manual: Algumas dúvidas quanto aos cuidados com a sua máquina podem surgir, até porque alguns modelos podem ter dicas diferentes para a manutenção e conservação, então qualquer coisa consulte também o seu manual.

Legal, não é? Com essas dicas você aumenta a vida útil de sua máquina. E não se esqueça de você encontra máquinas de costura e seus acessórios na Máquinas União. Venha conferir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>