Entenda a diferença entre máquinas de costura e máquinas de corte de tecido

Para costurar, é preciso ter habilidade. Seja algo que você já tenha inato dentro de você ou um talento a ser lapidado com muitos estudos e prática, a arte do corte e costura facilita muito a vida para evitar descarte de roupas e até pode vir a ser uma forma de empreender. Se você está interessado em começar essa jornada, a gente ajuda você a dar os primeiros passos entendendo sobre as principais máquinas: corte de tecido e costura.

Se você já está trilhando seu caminho de aprendizado para costurar, você já deve ter visto que há muitas opções e tipos de máquina para cada processo. Algumas são mais versáteis, servindo para diversas funções como quebra-galho quando não há tanto dinheiro para investir, mas outras (a maioria) são próprias para cada etapa bem definida. Para ajudar você a entender que equipamentos pode precisar, vamos explicar as diferenças entre as principais máquinas: as de corte e as de costura.

 

Máquina de costura

Antes de fazer uma compra de máquina de costura, é preciso saber como você irá utilizar a sua máquina. Com que frequência ela será utilizada? Quais tipos de costura você quer fazer? Você já tem experiência? Pode parecer besteira, mas responder a essas perguntas antes de fazer seu investimento ajuda você a nortear exatamente que tipo de equipamento você precisará para o seu propósito.

É preciso pensar em que pontos você quer trabalhar, já que os mais sofisticados precisam de máquinas mais especiais, e até em que tipo de tecido você irá fazer seus trabalhos, pois uma que permita trabalho em todos os tecidos pode facilitar sua experiência. Outro ponto a ser levado em consideração nessa escolha é: você tem espaço? Há modelos mais compactos e mais robustos, com bancada e iluminação fixas, e também manuais e elétricos.

 

Máquina de corte de tecido

São menos versáteis que as máquinas de costura, mas também funcionam de modos próprios em suas variações. A ideia aqui é evitar ao máximo o desperdício de tecido com cortes mais precisos e devem ser usadas quando a produção é para uma quantidade maior de trabalho, quando só a tesoura não resolve.

Elas podem ser automáticas ou manuais, esta última exigindo conhecimentos específicos de um profissional que tenha estudado a mecânica da função. Para máquinas de controle manual, é preciso cuidado ao manusear e, principalmente, muito, muito estudo, para que tudo saia corretamente e sem problemas para quem for operá-las.

As máquinas automáticas disponíveis no mercado hoje já são preocupadas com essa questão da sustentabilidade e consideram cortes programados por operadores a fim de servir corretamente às necessidades do que será produzido com aquela máquina. As máquinas de maior potência são mais precisas para tecidos mais pesados e duros, como o jeans, e devem ser escolhidas nesses casos.

Entendeu as diferenças entre as máquinas de costura e de corte de tecido para a confecção de peças de roupa, calçados e acessórios? Ótimo, agora é hora de investir no seu negócio! Nós, da Máquinas União, temos os produtos certos que você pode estar procurando neste momento. Para saber mais sobre nossa linha de produtos ou ler artigos como este, acesse nosso site ou continue para ver mais no blog.

Comentários

Perguntas realizadas para: "Entenda a diferença entre máquinas de costura e máquinas de corte de tecido"

  Mostrar Comentários

Ainda não temos nenhum comentário para este artigo.
Seja o primeiro utilizando o formulário abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *