Entenda como as máquinas de bordado são programadas para bordar desenhos e enfeites

É fácil programar uma máquina de bordados? Não é uma coisa que qualquer pessoa consiga fazer, ou seja, a não ser que você domine os programas, caso precise programar uma máquina de bordados e criar uma arte nova terá que contar com a ajuda de um profissional especializado.

Afinal, é preciso ter conhecimento para garantir que o arquivo seja colocado na correta extensão que a máquina consegue ler. Veja alguns exemplos e descubra como é feito.

Como são configuradas as máquinas de bordar?

Não é qualquer arquivo que pode ser lido por uma máquina de bordar. Os tradicionais JPEG, PNG e BMP só servem como arquivos de bordados, mas não são lidos. Por isso, para que a sua máquina seja configurada, é necessário criar um arquivo em um programa que seja compatível com o modelo do maquinário.

É nesse programa que será criada a matriz do bordado, no qual são colocadas informações como densidade do ponto, contornos, cores, tipo de ponto,  preenchimentos,  parada da agulha, corte de linha, entre outros.

Há algumas máquinas que aceitam a entrada de pendrive para novos arquivos de bordado sejam “instalados”. Nesses casos, elas podem até funcionar sem um software de criação de bordados, desde que o arquivo seja em um formato que esteja de acordo com o modelo da máquina. Dentre os formatos existem *.JAN, *.EMB e *.JEF.

*.JAN

Em algumas marcas o software de criação de bordados cria no formato *.Jan. Nele, ficam arquivadas as cores, dados das partes do bordado, preenchimentos, entre outras.

*.EMB

Quando o software Digitizer MBX V5 é usado, por exemplo, o bordado é salvo no formato *.Emb. Nele, são mantidos os arquivos das características originais de criação. Além disso, é possível redimensionar o arquivo e realizar a compensação dos pontos. Ficam arquivados:

  • dados das partes do bordado;
  • cores de linha programadas;
  • preenchimentos;
  • densidade de pontos e dimensões.

*.JEF

Quando o formato é *.Jef  não é possível realizar nenhuma alteração na tela da máquina. Assim, é um arquivo que limita alterações e redimensionamento por não permitir a compensação de pontos.

Eu não sei formatar e montar a matriz, e agora?

Calma, se você não sabe fazer esse tipo de serviço, saiba que há empresas especializadas em fazer matriz de bordado. Você pode contratar esses serviços.

Por outro lado, caso tenha mais facilidade em usar as ferramentas necessárias, pode adquirir um software de criação de bordados e criar as suas artes, configurar e colocar a sua máquina para trabalhar.

Gostou? Na Máquinas União temos as melhores máquinas de bordado. Escolha a sua!

Comentários

Perguntas realizadas para: "Entenda como as máquinas de bordado são programadas para bordar desenhos e enfeites"

  Mostrar Comentários

Ainda não temos nenhum comentário para este artigo.
Seja o primeiro utilizando o formulário abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *