História da costura – como tudo começou para chegar até aqui

Se não fosse a arte da costura, como você acha que nos vestiríamos nos dias de hoje? Assim como tudo na história, a costura também veio de um ponto bem simples e inicial para percorrer caminhos longos e internacionais para chegar aonde chegou, com produtos que vão desde a produção em série com exatidão ao produto feito cuidadosamente à mão para que ninguém tenha outro igual. Mas como será que tudo começou?

O conceito de vestir-se é mais antigo do que podemos prever. A ideia das roupas vem de mais de 30 mil anos atrás, quando, apenas com o intuito de se proteger, os tecidos animais eram costurados usando ossos de animais e marfim como aparatos. Foi só no século XIV, mais de 700 anos atrás, que a primeira agulha de ferro foi inventada! Até lá, o uso de produtos animais já fazia a primeira caminhada da costura para a história, com o enredamento de partes do corpo animal.

A necessidade de se aquecer no inverno deu início a profissão de costureiro e, na Idade Média, as túnicas já se faziam muito necessárias. Foi por aí que as peças começaram a ter algum tipo de personalização, ainda que muito primitiva, mas já mostrando um pouco sobre as possibilidades de criatividade acerca da vestimenta e também com viés luxuoso, já que os melhores bordados exigiam os melhores materiais.

A era das máquinas para a costura

Foi só em 1790 que a primeira máquina de costura ganhou forma. Das mãos de Thomas Saint, em Londres, saiu a patente para um furador de couro através de uma agulha para que as peças fossem produzidas. Já a primeira máquina de costura industrial própria para vestuário foi criada 40 anos depois, em 1830, por Barthelemy Thimmonier. Ele observou costureiras, que faziam cerca de 30 pontos por minuto manualmente, e otimizou um produto que fizesse o mesmo trabalho, só que atingindo o número de 200 pontos por minuto.

Os artesãos não gostaram da ideia da produção do francês e já logo surgiram protestos e manifestações contra a novidade, devido ao medo de perder a clientela fiel para a novidade. Suas máquinas foram ateadas com fogo e o inventor teve que sair de seu país para fugir das ameaças feitas pelos costureiros da região. Só em 1846 um estadunidense resolveu se arriscar, patenteando, então, uma máquina sincronizada de agulhas.15

O nome Isaac Singer é ouvido pela primeira vez em 1851, quando sua versão de máquina de costura é apresentada, contendo pedais em sua estrutura. Ele evoluiu muito rapidamente o produto para sua época e seu sucesso levou, quase que instantaneamente, à criação da empresa com seu nome. Daí para frente, as máquinas evoluíram cada vez mais, ganhando mais e mais funções e utensílios para que sua eficiência de produção fosse crescendo dia a dia.

Alta costura e crescimento de produção

Com as produções em massa desenvolvidas pela popularização das máquinas, as roupas foram ganhando cada vez mais espaço, público e acessibilidade, chegando a todo mundo e com diferentes estilos. As variações iam além de cortes e tecidos, mas também nos tipos de peças que eram criadas e na quantidade de produção de cada uma delas. Neste meio tempo, surgia a alta costura, tentando ser a fonte que nadava contra corrente. A ideia, originalmente francesa, era de manter os padrões antigos de corte e costura para que as peças fossem únicas, exclusivas e sob medida, exclusivamente para quem conseguisse bancar financeiramente. Depois dos períodos de guerra, algumas regras foram criadas para que o alto escalão da costura tivesse que seguir para se manter onde estavam – no luxo e na exclusividade – e assim funciona até os dias atuais.

Com o espalhamento de criações, até as donas de casa convencionais acabaram por se enveredar para máquinas de costura, a fim de ter produtos exclusivos e acessíveis para si mesmas também ou até mesmo fazerem seus próprios reparos simples. A vertente do faça você mesmo e do slow fashion, tão atual, têm base aí, na produção artesanal, fazendo para si próprio usar nas ruas.

Nós, da Máquinas União, fizemos parte desta história e, agora, estamos aqui para facilitar a sua escolha, com os produtos que você possa estar procurando neste momento. Para saber mais sobre nossa linha de produtos ou ler artigos como este, acesse nosso site ou continue para ver mais no blog.

Comentários

Perguntas realizadas para: "História da costura – como tudo começou para chegar até aqui"

  Mostrar Comentários

Ainda não temos nenhum comentário para este artigo.
Seja o primeiro utilizando o formulário abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *