Máquinas de Costura: Dicas para Iniciantes

Decidiu comprar uma máquina de costura, mas não sabe qual escolher? Adquirir um equipamento como esse é um processo que exige pesquisa e, sobretudo, conhecimento sobre suas próprias necessidades. Cada máquina desenvolve funções diferentes e saber a finalidade é um passo importante.

633158834_78c4d9c1a8_o

Quais são as suas necessidades?

Decida sobre o que você fará com o equipamento. Terá de colocar botões ou abrir casas? Os tecidos que usará são pesados ou precisam de acabamento para não desfiar? Quer fazer drapeado? Artesanato? E onde colocará a máquina? Há espaço para uma máquina com mesa, ou quer uma pequena para por no armário? Quanto pretende gastar?

Saiba exatamente como usará a máquina para conseguir fazer a escolha ideal. Alguns equipamentos executam vários tipos de pontos e têm diferentes regulagens, enquanto outros têm funcionalidades bastante limitadas.

Além disso, saber quanto tempo passará no aparelho é importante, pois alguns modelos, como portáteis, são mais indicados para costuras eventuais, uma ou duas vezes por semana. Quem costura diariamente precisa de um modelo mais confortável – maior – e mais robusto.

Máquinas de costura: Nova ou seminova?

Equipamentos novos, apesar de mais caros, vem com uma facilidade a mais: o suporte técnico. Na hora de comprar é importante ter ciência do quanto se quer gastar e da qualidade do equipamento para não pagar muito caro e nem ter um produto que não funciona como deveria. Pesquisar e se informar sobre o produto é importantíssimo para que o modelo escolhido atenda as necessidades.

Teste o equipamento

Além de conhecer suas próprias necessidades, testar e saber as especificações técnicas, é indispensável na hora de investir em um mecanismo como esse. Pergunte para quem conhece o modelo, tire dúvidas com o vendedor, entre em contato com a loja e tenha a certeza de que está fazendo a escolha certa. Mesmo máquinas com funções básicas, como as retas, têm peculiaridades que precisam ser levadas em consideração. Nas industriais e em alguns modelos domésticos, por exemplo, o tipo de agulha pode variar.

A escolha certa exige pesquisa e conhecimento sobre o tipo de material com o qual irá trabalhar. É importante conhecer os tecidos e pontos para cada tipo de trabalho e as funções dos equipamentos. Pesquisar preços, lojas e tirar dúvidas também são essenciais para optar por uma boa máquina. Pesquise e boa sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>