O que é embebimento?

O que é embebimento?

Você sabe o que significa “embebimento” na costura? Por mais que pareça, não tem a ver com molhar o tecido. Embeber, na verdade, significa reduzir o tamanho de um tecido a fim de possibilitar o encaixe em outro tecido menor. Para diminuir você pode fazer alguns franzidos suaves. Se você já tiver mais prática, isso pode ser feito com a mão mesmo, mas lembre-se: a ideia não é deixar o tecido franzido mesmo e sim diminuir da mesma maneira que o franzido, só que com as linhas puxadas um pouco menos.

Para quê usá-lo?

Esse procedimento costuma ser feito em magas porque traz um caimento mais natural, já que as mangas duas folhas possuem a cabeça mais alta e circunferência maior que a da cava. Logo, esse tecido que fica “sobrando” precisa ser embebido.

O embebimento também é bem útil para eliminar a necessidade de pences, porque as mais rasas podem ser substituídas por embebimento. Essa transformação pode ser feita nos ombros posteriores de blazers, paletós e casacos. Há também a possibilidade de fazer isso em pences de busco se houver um recorte passando ao lado do ápice do busto.

Se você estiver costurando com lã pura, a utilização do embebimento pode ser ainda maior, já que a lã é flexível e pode encolher a ferro.

Como fazer

  1. Você terá um tecido que deverá ser encaixado em outro, mesmo com comprimentos diferentes. O pedaço maior você deve costurar com ponto largo (5mm) próximo de onde será a costura. Depois puxe as linhas de leve para franzi-lo até que ele tenha o tamanho desejado.
  2. Quando você tiver ajustado o tamanho corretamente, amarre as linhas para que o tecido não escape e passe a margem de costura utilizando ferro a vapor.
  3. Quando as dobras sobre a margem já tiverem desaparecido o tecido não ficará achatado, somente a linha de costura.
  4. Feito isso, junte as duas partes de tecido e costure.
  5. Para finalizar, passe as margens de costura abertas.

E pronto! O resultado será incrível. Não se esqueça de contar com a Máquinas União na hora de procurar sua máquina de costura ou acessórios para ela.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>