O que é franzimento da costura?

O que é franzimento da costura?

O franzimento da costura se trata de um dos problemas mais recorrentes ao costurar tecidos finos ou malhas. A linha é uma parte essencial da costura, sendo muitas vezes responsável por criar o franzimento.

Entretanto, há outros fatores que fazem parte da estrutura do tecido, construção da costura, tamanho da linha e da agulha e problemas de alimentação.

Quais são os tipos e causas do franzimento?

  1. Franzimento por tensão: ocorre devido a tensão da costura incorreta.
    Causa: ocorre quando a costura é realizada com muita tensão, resultando no esticamento da linha. A linha relaxa após a costura e ao tentar recuperar o comprimento original, a costura retrai, causando o franzimento.
  2. Franzimento inerente: ocorre devido ao bloqueio estrutural.
    Causa: caso o tecido seja tenso, o espaço para acomodar a linha de costura sem distorcer os fios do tecido pode ser insuficiente. Os pontos ao longo da linha reta distorcem e esticam os fios de tecido adjacente, causando tensões que franzem a costura. Trata-se de um bloqueio estrutural ou franzimento inerente.
  3. Franzimento causado por instabilidade do tecido e da linha: ocorre devido à mudança dimensional no tecido e na linha.
    Causa: franzimentos podem ser causados pelas mudanças dimensionais na linha ou nos tecidos durante tratamentos pós-costura ou lavagem, sobretudo porque as linhas e tecidos possuem reações a esses processos de forma diferente. Exemplo: as linhas e algodão aumentam em diâmetro e diminuem em comprimento quando molhadas, distorcendo o tecido e resultando no franzimento.
  4. Franzimento por alimentação: ocorre devido à falta de controle na alimentação da linha.
    Causa: o franzimento por alimentação é causado quando duas camadas de material não são alimentadas igualmente, mantendo as variações presas pelos pontos. Caso a pressão do pé da máquina seja muito alta, a fricção excessiva pode esticar a camada superior. Caso muito baixa, o pé pode saltar, perdendo o controle das camadas momentaneamente.

Como evitar o franzimento da linha?

Nós da Máquinas União recomendamos que você utilize linhas que apresentem as seguintes propriedades:

  • Tamanhos finos, com agulhas finas;
  • Tensão da costura mais baixa possível;
  • Propriedade de alongamento controlado;
  • Propriedade de encolhimento mais baixa.

A Máquinas União possui diversos tipos de máquinas de costura para melhor atender às suas necessidade. Ficou com alguma dúvida? Fale Conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>