O que é preciso para montar seu próprio ateliê de costura investindo pouco

Começar o próprio negócio é, além de desafiador, um momento cheio de felicidades e de organização para que tudo dê certo. Se a sua hora para empreender chegou e o seu caminho é a costura, nossas dicas especiais vão ajudar a dar os primeiros passos, mesmo que a grana para o investimento não seja exuberante.

O primeiro passo é definir qual será o tipo de trabalho que você desejará fazer. Em um ateliê, os caminhos são diversos, como a produção de novas peças feitas por você ou idealizadas pelo cliente e até mesmo a feitura de reparos em produtos que precisam de conserto. Saber com o que vai trabalhar já abrirá portas para os caminhos das máquinas de costura que precisará para equipar seu espaço.

Sabendo o que quer fazer, é hora de decidir para quem você quer vender seus serviços. A escolha do público-alvo pode impactar tanto nos produtos oferecidos como até mesmo no local onde seu ateliê estará situado. Se a sua ideia é ser algo mais local e bem próximo de seus consumidores, um ateliê de bairro pode ser o caminho. Já se a proposta for de slow fashion com tecidos especiais, por exemplo, o estilo do negócio deve ser outro. É necessário pensar na produção atrelada a quem você quer impactar.

Como estruturar um ateliê com pouco investimento

O espaço que você precisa é apenas para atender seus futuros clientes. Mesmo que, a princípio, os móveis e a decoração sejam improvisados, o importante é ter o espaço para receber seu público e começar a produzir. Usar móveis que estão encostados em casa, fazer itens de decoração com as próprias mãos e garimpar brechós e lojas de segunda mão podem ser ideias mais baratas do que começar tudo do zero para o espaço.

A princípio, a divulgação boca a boca para um projeto que começa pequeno é a melhor fórmula de sucesso. Ter o apoio das redes sociais, para que você possa divulgar suas peças, novos trabalhos, ideias e muito mais, hoje em dia, é parte inicial do projeto. Por isso, pense em logo, nome, fonte, cartela de cor, canais para atendimento e, caso vá fazer por conta própria, faça muitas e muitas pesquisas.

É mandatório ter em mente que o foco do seu ateliê é ter equipamento de qualidade para que a sua entrega seja o mais próximo do ideal, porque este é o melhor caminho para fidelizar seu mercado. Por isso, o aspecto para investir é este aqui. Ter uma sala arejada, bem iluminada e com os melhores maquinários para o seu tipo de produção devem ser a prioridade. Você precisará também de um móvel para arquivar e armazenar seus produtos para criação – tecido, linha, agulha, desenho, tesoura…

A escolha das máquinas também é muito importante, pois, com elas, todo o seu trabalho será feito e você ainda terá a oportunidade de crescer cada vez mais com apoio da tecnologia. Aqui em nosso blog, você encontrará dicas de como escolher o seu equipamento ideal para começar a trabalhar o quanto antes!

Nós, da Máquinas União, estamos aqui para facilitar a sua escolha, com os produtos que você possa estar procurando neste momento para abrir o seu próprio ateliê. Para saber mais sobre nossa linha de produtos ou ler artigos como este, acesse nosso site ou continue para ver mais no blog.

Comentários

Perguntas realizadas para: "O que é preciso para montar seu próprio ateliê de costura investindo pouco"

  Mostrar Comentários

Ainda não temos nenhum comentário para este artigo.
Seja o primeiro utilizando o formulário abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *