Oportunidades no mercado de costura

Oportunidades no mercado de costura
Ao longo dos últimos anos o Brasil afundou, pouco a pouco, em uma das mais severas crises de sua história. A gravidade do problema se dá pelo fato de que a crise não é apenas de ordem econômica, havendo alta da inflação e escassez de emprego formal, mas também política, ideológica e moral, com a maior parte da população tendo perdido a fé em seus governantes.

Apesar disso, no entanto, existem alguns setores da economia que parecem estar se mantendo, ou mesmo prosperando. Dentre os diversos exemplos existentes, um dos mais interessantes e peculiares é o da costura, que vem ganhando cada vez mais projeção ao longo dos últimos anos, tanto por ser uma alternativa para aqueles que desejam renovar o guarda-roupa mas não podem gastar muito, como por ser uma boa alternativa para aqueles que precisam de trabalho.

QUAL O SEGREDO DO SETOR?

Se pararmos e tentarmos analisar qual é o segredo desse setor e porque ele é capaz de crescer mesmo em um momento como esse, encontraremos não um, mas diversos motivos.

A primeira razão que podemos destacar é a mais óbvia de todas: o brasileiro está com o orçamento apertado, o que faz com que ele pense duas vezes antes de “abrir a carteira” e comprar uma roupa nova. Por conta disso, muitas pessoas, quando desejam uma roupa nova, tem preferido analisar com calma o seu guarda-roupa e ver se não tem nada por lá que possa ser reparado ou reformado antes de dirigir-se a uma loja.

O aumento na procura por serviços de reparo e/ou reforma de roupas, por sua vez, cria uma demanda de mercado que acaba por atrair uma série de profissionais que precisam de trabalho. Sem dúvida, se você domina o ofício, tentar a sorte no ramo da costura é algo tentador, afinal, ele é um mercado em expansão, constante (sempre haverá algum tipo de demanda para esse serviço) e que tem barreiras de entrada relativamente baixas, não sendo preciso realizar nenhum grande investimento – é possível até mesmo trabalhar de casa, se for preciso!

A CHANCE DOS BRECHÓS

Fora isso, existe um outro fator que faz com que o mercado de costura seja tão atrativo em tempos como esse: muitas pessoas tem dado uma chance para os brechós quando estão com pouco dinheiro e desejam algumas peças novas de roupa por perceber que a economia nesses lugares compensa, com uma peça podendo ser encontradas em locais como esse com descontos de 70% ou 80% em relação ao valor de loja.

Esse mercado, por sua vez, é alimentado por pessoas que precisam de dinheiro e decidem fazer uma limpa em seu guarda-roupa, vendendo as peças que eles não irão utilizar mais para os brechós por preços baratíssimos. Os brechós, por sua vez, pegam essas peças, conseguem colocar uma certa margem de lucro nessas peças e vende-las por preços competitivos, o que atrai um grande número de pessoas.

QUANDO A CRISE PASSAR, O MERCADO IRÁ CAIR?

Você já ouviu o ditado popular “mar calmo nunca fez bons marinheiros”? Ele se aplica muito bem no caso do mercado de costura, haja vista que se uma determinada pessoa é capaz de escolher o ofício correto e perseverar mesmo em um momento de adversidade, ela com certeza será capaz de crescer quando o mercado estiver mais estável – ainda mais em um setor como o de costura, que é extremamente tradicional e sempre terá algum tipo de demanda.

O momento adverso do mercado, aliás, é ideal para que novos empreendedores construam sua carteira de clientes; por haver uma alta demanda, é muito mais fácil encontrar clientes, bastando que você faça um bom trabalho, a um preço justo, para que você os fidelize e garanta que eles retornem, mesmo quando a condição financeira dos mesmos tiver melhorado – afinal, quem não precisa fazer a barra de uma calça nova ocasionalmente, não é!?

Se você se empolgou com o panorama do mercado e deseja entrar no mesmo, conte com o auxílio da Máquinas União. Somos uma empresa tradicional, com mais de 40 anos de experiência, que abriga alguns dos melhores produtos e profissionais e está pronta para ajudar você a encontrar a solução ideal para as suas necessidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>