Peça de roupa: Aprenda o processo de fabricação

mulher-ruiva-com-uma-peça-de-roupa-na-mão

A fabricação de peças de roupas é um processo enorme, com as operações sendo feitas em diferentes departamentos da indústria do setor, não dá para resumir em poucas palavras o que é a produção de vestuário, pois a fabricação de roupas é um processo sequencial, que envolve design, amostragem, colocação, marcação, corte, costura, verificação, acabamento, prensagem e embalagem, etc. Neste processo, as matérias-primas se convertem nas roupas que usamos no dia a dia.

A vestimenta completa deve passar por diversos processos desde sua disponibilização até a distribuição. Durante a produção de peças de vestuário, é necessário um fluxograma para concluir o pedido com facilidade, além disso, o fluxograma ajuda a entender como produzir roupas e como os materiais são transformados em roupas.

Conheça cada processo de fabricação:

1. Desenho ou esboço da peça de roupa:

Na confecção da peça de roupa o primeiro passo é desenhar o croqui dos vestidos que devem ser elaborados. Para isso, o designer primeiro desenha vários esboços no papel, sem muitos detalhes, mas deixando sua criatividade fluir no papel. Depois deste processo são selecionados alguns esboços que são renderizados em detalhes separadamente ou na forma de uma única coleção. O designer também adiciona os desenhos de trabalho, que são desenhos planos do esboço e ajudam o modelista a entender os padrões envolvidos na construção.

2. Desenho do Padrão:

A cópia em papel de cada componente da peça de vestuário e a dimensão exata é chamada de padrão, em que são incluídos a margem de costura, margem de corte, sujeira e pregas, margem de facilidade, qualquer projeto especial, entre outros, o design do padrão também pode ser feito manualmente ou com a ajuda do computador.

3. Confecção de Amostras:

Os primeiros moldes são enviados para a unidade de costura para montá-los na peça de vestuário. Isso é geralmente costurado em tecidos de qualidade inferior e reduz o custo, a amostra é então construída para analisar o ajuste e o design do padrão também. Depois que a peça de amostra é costurada, ela é analisada por um painel de designers, modelistas e especialistas em costura. Se alguma alteração tiver que ser feita, ela será feita neste momento.

4. Padrão de produção:

O padrão de produção é aquele que será usado para grande produção de peças de vestuário. O modelista faz os moldes em papel padrão para moldes, sendo compostos de vários graus, um deles o molde de papel tissue, que é feito do papel mais leve e fino comercialmente disponível.
Podem ser construídos por dois meios, um deles o método manual, muito utilizado, mas não garante a precisão dos padrões. O outro é o processo via CAD/CAM, onde os padrões de produção criados em podem ser armazenados facilmente e podem ser modificados a qualquer momento.

5. Classificação:

O objetivo da classificação é criar padrões em diferentes tamanhos padrão, nele a classificação de um padrão é realmente dimensioná-lo para cima ou para baixo para ajustá-lo em vários tamanhos. Os tamanhos dos padrões podem ser grandes, médios e pequenos, ou então existem padrões padrão de tamanho, geralmente é assim que obtemos o dimensionamento de tamanhos G, M, P, por exemplo. A classificação do padrão pelo método manual é uma tarefa complicada porque o classificador tem que alterar o padrão em cada ponto da peça.

6. Marcadores:

O marcador é útil para estimar os cálculos de consumo de tecido e também para dispor todas as peças do molde para todos os tamanhos requeridos.

7. Espalhar:

É o processo de disposição dos tecidos na mesa de espalhamento conforme comprimento e largura do marcador em forma de pilha. Normalmente, a altura da camada/tecido é limitada até um máximo de seis polegadas de altura. Mas 4 polegadas a 5 polegadas de altura da postura é segura.

8. Corte da roupa:

Normalmente, a máquina de corte de faca reta é usada para cortar o componente de vestuário conforme a dimensão exata de cada padrão em forma de pilha, devendo-se tomar cuidado para evitar defeitos de corte.

9. Separação, costura e montagem:

Após cortar todo o tecido, todos os componentes da roupa em forma de pilha são encurtados de acordo com o tamanho e a cor. Para evitar erros na classificação, é melhor usar o número do código em cada padrão. Depois disso entram os departamentos mais importantes de todo o processo, as máquinas de costura.

Elas são dispostas como uma linha vertical para montar as roupas, a sequência dos tipos de arranjo da máquina de costura depende da sequência das operações de montagem, a produção por linha por hora também varia de 100 a 150 peças, dependendo das circunstâncias específicas. O número de arranjos da máquina de costura por linha pode ser de até 60, dependendo do design e da quantidade de saída da peça de vestuário.

10. Inspeção da peça de roupa:

Toda e qualquer peça de roupa após a costura passa pela mesa de inspeção, onde as peças de roupa são minuciosamente verificadas para encontrar qualquer defeito na peça. Os defeitos podem ser, por exemplo, variação de medida, defeito de costura, defeitos de tecido, manchas, etc. Se o defeito for possível de ser superado, então a peça é enviada para a respectiva pessoa para correção. Se o defeito não puder ser corrigido, a peça é separada como desperdício.

11. Acabamento:

Após passar pela mesa de inspeção, cada peça é normalmente prensada para remover vincos indesejados e melhorar a suavidade, para que as peças fiquem bonitas para o cliente. A dobragem da peça de vestuário também é feita aqui para embalagem das peças de vestuário conforme a dimensão necessária.

12. Finalizando a fabricação da peça de roupa

É a última etapa de inspeção das peças de roupas fabricadas, para detectar quaisquer roupas defeituosas antes da embalagem. Após este processo, as roupas são embaladas, em dúzias, em cores, em proporção de tamanho e empacotadas. As embalagens fechadas das peças confeccionadas são entregues ou colocadas no departamento de expedição, ou despacho de produto acabado, de onde é entregue o lote de peças.

Agora que já sabe como funciona a fabricação de uma peça de roupa. Confira esse outro artigo onde te damos 5 dicas para personalizar suas roupas!

Comentários

Perguntas realizadas para: "Peça de roupa: Aprenda o processo de fabricação"

  Mostrar Comentários

Ainda não temos nenhum comentário para este artigo.
Seja o primeiro utilizando o formulário abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *