Qual a relação da costura com a matemática?

Qual a relação da costura com a matemáticaA costura é um processo artesanal muito comum em várias culturas. Consiste na elaboração de peças para vestuário ou mobiliário doméstico entre outros itens feitos com tecidos diversos, inclusive a lona e o couro. Basicamente, consiste na união de tecidos através de uma linha e uma agulha. Atualmente, boa parte da indústria da costura é feita por máquinas.

Existem duas formas de costura:

  1. Costura Plena: Esse tipo de costura é aquela feita por motivações objetivas e funcionais com a intenção de ser útil e simples de se fazer, como os remendos, por exemplo.
  2. Costura Artística: Já na costura artística, vários ornamentos são adicionados às peças com a intenção de decoração, como os bordados e quiltings.

A costura é uma prática artesanal bastante ligada á matemática. É uma vantagem para quem costura, ter conhecimentos de matemática. Inversamente, é possível utilizar a costura como intermédio do ensino da matemática. Um bom exemplo de elemento matemático importante na costura é a geometria, que é utilizada na criação de moldes de manequins e alguns cortes como bainhas, golas e mangas.

A matemática está presente até mesmo entre os primeiros processos da costura: a compra do tecido. É preciso estar atento a medica do tecido que será comprado de acordo com o que será utilizado.

As medidas das roupas (PP, P, M, G e GG) também são definidas através da medida em centímetros e têm tamanhos padrões para busto, cintura alta, cintura baixa blazer, cintura alta calça, quadril blazer, quadril calça, e comprimento calça.

A costura é uma arte que deve ser valorizada, consiste em muito mais do que atravessar tecidos com linhas, quem costura emprega personalidade, sentido e vocação no que faz.
Máquinas de Costura

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>