Qual máquina devo comprar primeiro?

Qual máquina devo comprar primeiro?

Se você é iniciante na costura, surgem diversas dúvidas sobre essa prática. Se a ferramenta mais importante será justamente a máquina de costura você pode se perguntar “Qual máquina devo comprar primeiro?”. Por isso, preparamos algumas dicas bem legais pra te ajudar a escolher.

1. Pesquise

Antes de ir comprar, dê uma pesquisada sobre os tipos de máquinas oferecidos pelo mercado e quais são suas especificações.

2. Procure saber quais são as suas necessidades

Para saber qual modelo de máquina se adequará melhor aos seus trabalhos, você precisa ter em mente mais quais produtos você deseja fabricar, com quais tecidos, que tipo de acabamento, se haverá bordado ou patchwork e se você usará para pregar botões.

Um outro ponto importante é o local onde a máquina irá ficar, se o espaço for muito pequeno, já descarte todas as máquinas maiores. Defina também o valor máximo que você pretende gastar com a máquina a partir do seu planejamento.

3. Máquina nova ou usada?

Essa é uma das maiores etapas da sua decisão. Vale lembrar que ao adquirir uma máquina nova você gasta um pouco mais, mas tem garantia de 1 ou 2 anos (depende da marca e da loja) para o caso de você precisar de um técnico. Se você optar por uma máquina usada o valor utilizado para compra será menor, mas para qualquer reparo que venha ser necessário, haverá outro gasto. Para ter a sua máquina de forma confiável, mesmo que você prefira uma usada, é possível comprar nas lojas que vendem máquinas novas, assim elas vêm com nota fiscal e reguladas!

4. Teste a máquina

Mesmo que o vendedor te dê todas as garantias de que aquela máquina é a ideal para o seus serviços, não a leve sem antes testar!

Leve com você um retalho, linhas, agulhas e tesoura para fazer esse teste. Assim você evita surpresas quando for usar em casa.

5. Peça informações da máquina ao comprador

Algumas máquinas podem ser aparentemente iguais, mas mesmo assim elas possuem particularidades. Peça ao vendedor algumas informações sobre o manuseio da máquina. Por exemplo: Ao contrário das máquinas domésticas que possuem um padrão universal para as agulhas, já as industriais possuem agulhas de cabo fino e cabo grosso. Para comprar a agulha correta é necessário informar o nº, o mesmo vale para a colarette ou galoneira.

Pensando em quem ainda não tem um bom conhecimento sobre modelos de máquinas de costura, vamos falar um pouco sobre alguns.


Elna Sew Fun

Essa máquina pode ser uma boa opção para uso doméstico sem grande escala. Muito comum por sua fácil utilização e por facilmente serem encontrados acessórios adaptáveis como calcadores.


Reta Industrial

Esse modelo é recomendado se você irá produzir uma variedade de modelos sob medida com acabamento aprimorado e boa capacidade produção. Desempenha um bom trabalho em fechamento de peças seja em roupas ou bolsas de tecido plano e pode adaptar passadores de viés para tecido e pregar zíper. Ou seja, se você quer trabalhar com um grande volume de produção essa é uma boa pedida!


Overloque

É uma máquina doméstica, mas é muito boa para fechar malha. Com uma Overloque você pode fechar peças em tecido plano com acabamento das bordas de montagem, mas é preciso passar uma costura reta para garantir que a peça será fechada. A lubrificação da máquina é atual e deve ser feita regularmente.


Galoneira

As máquinas de costura galoneiras são industriais e ótimas para fazer bainhas e acabamentos em malha. Se o seu objetivo de produção for pequeno procure adquirir a versão portátil. Outro ponto positivo da galoneira é a lubrificação automática.


Máquina Fadimex

Essa é uma das máquinas mais queridas. Tem botão de arremate, retrocesso e posicionador de agulha. Nas opções disponíveis você também colocá-la para costurar sem que você precise pisar no pedal apertando um botão. Com esse mesmo botão você para a máquina.

Ou seja, a Fadimex é recomendada também para cadeirantes. E pra deixar ela mais incrível: você pode gravar o seu nome, por exemplo, nela e depois ela borda sozinha através de um Display!

Para qualquer uma das suas escolhas, você pode contar com a gente da Máquinas União. Excelência no mercado do ramo, nós oferecemos garantia de equipamento de atendimento de qualidade. Venha conferir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>