Tipos de barras

Tipos de barras

Quando se trata de costura, as possibilidades de métodos são muito vastas, mas vamos falar um pouco sobre os tipos de barras e as características de cada um? Dá uma olhada nesses oito tipos que separamos:

1. Barra à Mão ou Invisível

Essa barra é feita à mão utilizando uma agulha bem fina, ou então na máquina de costura invisível. É necessário costurar pelo avesso da peça evitando que não transpareça nenhuma linha. Por conta dessa característica “discreta”, essa barra ficou conhecida como invisível e costuma ser utilizada em roupas formais por trazer um aspecto mais elegante às peças.

2. Barra de Lenço

Precisa ser feita na máquina reta e com o auxílio de um acessório para dobrar a barra duas vezes em uma largura pequena que irá formar um rolinho fino. Depois que a barra tiver passado pelo aparelho, ela será costurada no meio da dobra. Por ser aplicada em tecidos finos como os de vestidos de festa ou lenços, é uma costura bastante delicada e exige o máximo de cuidado e capricho.

3. Barra Italiana ou Virada para Fora

Essa barra é feita na overloque e na máquina reta. É montada para que sua dobra fique para fora da peça. Sendo assim, para esse acabamento, você precisa se atentar às medidas para que o tecido não seja consumido mais do que o necessário que a roupa fique curta.

4. Barra Simples

Também produzida na overloque e na máquina Reta. É a barra que mais vemos ser utilizada e cabe em calças, shorts, camisas e casacos. Consiste somente em dobrar o fim do tecido na largura desejada e fazer a costura com ponto simples na máquina reta. Se o tecido for de um tipo que desfie, você terá que passar pela overloque, primeiramente.

5. Barra Galoneira

Tem esse nome justamente por ser feita na máquina Galoneira que possui um ponto flexível que pode acompanhar a elasticidade do tecido sem que danificar o ponto ou a malha. Pode ser usada nos mais diversos tipos de peças.

6. Barra com viés

Produzida na máquina Reta e na Overloque. Esse tipo de acabamento é feito a partir da aplicação de um viés na parte interna da peça ou na borda de toda a barra. Se você desejar aumentar o comprimento ou criar peças que serão utilizadas com a barra dobrada com um acabamento diferente, essa é uma boa opção.

7. Barra original

Essa barra também é feita na máquina Reta e na Overloque. Consiste, basicamente, em fazer o reuso da barra original. Você irá cortar a barra original e deixar a margem de costura. Feito isso, retire o quanto se deseja reduzir da peça e depois fará a junção da peça com a barra original.

8. Barra desfiada

Pode ser feita de forma natural ao longo das lavagens ou desfiada propositalmente para trazer personalidade à peça. Você pode também aplicar uma costura reta para que a barra não desfie mais do que você deseja. Costuma ser utilizada em peças jeans.

Na Máquinas União você encontra a máquina certa para você dar o acabamento que você mais gostar às suas peças! Venha conferir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>