Tipos de costura

Tipos de costura

Na hora de juntar os tecidos, é legal lembrar que existem tipos diferentes de costura e cada um deles pode trazer um acabamento interneto e um aspecto diferente às peças. Vamos apresentar aqui três tipos de costura e quais os resultados que eles trazem pra você ficar por dentro:

Costura aberta

Para fazer essa costura, primeiro você precisa overlocar as peças e fazer a união na máquina reta. Quando a costura estiver pronta é só utilizar o ferro de passar roupas para abrir as margens de costura uma para cada lado. Esse tipo de costura costuma ser usada em acabamentos de peças de alfaiataria, costuras com detalhes, camisas femininas e zíper.

Costura fechada

Para fazer a costura fechada você precisa costurar as peças com a máquina reta e fazer o acabamento com Overloque. Pela praticidade, é um dos tipos de costura mais comuns.

Costura francesa

O acabamento da costura francesa é excelente e pode ser aplicado em tecidos transparentes, além de ser uma boa opção se você não quiser overlocar o tecido. Veja como fazer:

  • Basta colocar as peças com o lado direito do tecido para fora e fazer a costura com a máquina reta mantendo uma margem de 0,5 cm.
  • Feito isso, esta margem precisa ser virada para dentro. Um procedimento que irá melhorar o acabamento da peça é passá-la a ferro e fazer a costura novamente com margem de 05 cm que resultara em 1 cm de costura total.
  • Nos tecidos chiffon, seda e organza, o efeito será bem interessante porque o tecido fica menos transparente. Costuma ser usada em emenda de mangas em diferentes tipos de camisas.

Na Máquinas União você encontra os melhores e mais variados modelos de máquinas de costura além de contar com peças de reposição de alta qualidade para todos nossos equipamentos. Confira as nossas máquinas e torne ainda melhor cada momento da sua costura!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>