Tipos de ponto em máquinas de costura

Tipos de ponto em máquinas de costura

Você que está começando agora a utilizar sua máquina de costura, sabe quais são os tipos de ponto? Vamos falar um pouco sobre cada um!

1. Ponto reto:

Como o nome sugere, é o ponto utilizado para costuras retas. Com 5cm de comprimento, é recomendada para alinhavos.

2. Ziguezague:

A máquina acrescenta largura para o ponto reto para criar o ponto em ziguezague. Esse ponto é utilizado em apliques, botoeiras e bordados. O ponto em ziguezague é é bem simples e deixa a costura com um desenho mais interessante.

3. Ziguezague de três pontos:

Quando usado na maior largura, o ponto em ziguezague puxa o tecido. Para evitar isso, foi desenvolvido o ziguezague de três pontos. A agulha dá três pontos para um lado e três para o outro. Com isso, o tecido é mantido plano. Você pode usar o zeguezague triplo para terminar bordas, costurar elástico e fazer detalhes decorativos.

4. Ponto invisível:

O ponto de bainha invisível é projetado para costurar bainhas de modo que os pontos não fiquem muito visíveis. O local de ponto invisível da bainha tem um ou dois ziguezagues extras e isso também se aplica às malhas. Também é útil como aplicação decorativa, já que as vezes a ideia da peça consiste, também, em ocultar os pontos.

5. Ponto de Overloque:

Muitos dos pontos do tipo overloque em maquinas de costura são desenvolvidos para costurar em apenas uma etapa. Funcionam bem em tecidos e outros também tem uma boa aplicação em malha. É um ponto com três linhas e pode ser usado para dar uma finalização melhor às costuras e para bordas de tecido.

6. Pontos decorativos:

Pontos decorativos são divididos em duas categorias básicas: pontos fechados do tipo cetim (como a bola e o diamante) e pontos abertos do tipo rendilhado (como a margarida e o favo de mel). Muitas das máquinas recentes podem ser programadas para combinar esses pontos com outros e criar um efeito decorativo mais ousado. Até mesmo um nome pode ser costurado dessa forma.


Como selecionar um tipo de ponto?

Se a sua máquina de costura faz mais do que ponto e ponto em ziguezague, você pode escolher qual ponto utilizar em cada peça.

As máquinas mais antigas têm mostradores, alavancas ou botões para troca de pontos. Os modelos mais recentes em computadorizados têm chaves onde você pode selecionar não só o ponto como também o comprimento e a largura dele. Caso seja necessário, você pode consultar o manual da sua máquina de costura. Lá haverá informações de como fazer a troca de ponto na sua máquina.

Como escolher o comprimento do ponto?

É importante lembrar que o comprimento do ponto também determina a durabilidade da costura. Os pontos curtos são fortes e os longos costumam ser temporários.

Comprimento do ponto indeterminado: É feito pela distância que o transportador irá mover o tecido debaixo da agulha. Quando os dentes de transporte se movem com traços mais curtos, os pontos são curtos e quando eles se movem com traços mais longos, os pontos tem um comprimento maior.

Alimentando os transportadores: São usadas almofadas que movem o tecido através da máquina. O tecido é imprensado entre o calcador e o transportador e os dentes de transporte podem agarrar o tecido e movê-lo.

O comprimento do ponto é medido em duas formas diferentes. Em milímetros e em polegadas. Essa configuração depende da marca e modelo da sua máquina. Para comparar o tamanho dos pontos medidos em milímetros com os pontos medidos em polegadas é só dar uma olhada nessa tabelinha:
Tabela

Como definir a largura dos pontos?

A largura do ponto define a distância que a agulha se move de um lado para o outro criando um ponto. Não se preocupe com a largura dos pontos ao costurar pontos retos, tudo bem? Basta deixá-los configurados para zero. Todas as máquinas medem a largura em milímetros. Algumas têm largura máxima do ponto de 4 a 6 mm e outras conseguem fazer 9mm.

Viu só que legal? Com essas dicas você já sabe um pouco sobre os pontos em máquinas de costura. Agora é só botar a mão na massa. E não se esqueça da dica mais importante: Máquinas de costura é com a Maquinas União!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>