Tipos de tecidos para roupas

Tipos de tecidos para roupas

Nem sempre isso é aplicado, mas na indústria da moda e costura industrial há um senso comum que determina um tipo de tecido para cada roupa. Isso não é uma regra, mas é algo que auxilia na hora de escolher o melhor para a peça em questão, aumentando a qualidade nos sentidos de:

  • Caimento;
  • Harmonização;
  • Conjunto;
  • Facilidade e praticidade de costura.

Pra quem já está o ramo e está acostumado a esse tipo de questionamento é fácil detectar qual tecido cai melhor em saias, vestidos, calças, casacos e blusas, mas para quem está iniciando essa fase pode ser um pouco confusa. Aprenda agora quais as características de cada tecido e sua melhor utilização.


Viscose e popeline

Ambos são tecidos que se destacam pela resistência, geralmente de algodão, por isso, muito fáceis de passar. Servem para as saias, camisas e vestidos.


Tricoline

Parecido com o popeline, o tricoline possui o diferencial de vir em padronagens lisa ou estampadas, ideal para blusas justinhas ao corpo.


Gabardine

Gabardine é um tecido mais nobre, elegante e encorpado. Sua utilização é perfeita quando se trata de saias e calças.


Oxford

O tecido de Oxford possui características lisas, por isso não costuma marcar o corpo. Geralmente é escolhido para uniformes, roupas sociais, calças e saias.


Jérsei

É um tecido extremamente flexível, por isso fica bem na hora de compor vestidos não formais.


Viscolycra

É uma malha mole extremamente maleável, fica bem quando empregada em peças justas, blusinhas, calças coladas e vestidos.


Brim

O brim é atualmente utilizado como uma alternativa mais rentável ao famoso jeans, extremamente confortável, compondo calças e casacos modernos.


Todos esses tecidos são perfeitos para suas utilizações, pois o modo como são construídos faz com que eles se adequem mais rapidamente à sua finalidade. Com esse tipo de noção básica, é mais fácil partir para a costura industrial, que é o melhor método de fazer roupas bonitas.

A boa costura de uma peça é o que determina se ela será útil ou se perderá facilmente. Isso acontece muito com roupas feitas em série, como aquelas blusinhas de camelô que desfia rapidamente. Só a Máquinas União possui os melhores equipamentos para cada projeto, se adequando a todos os tecidos e determinando a excelência de seu trabalho. Faça uma cotação hoje mesmo e não tenha mais dor de cabeça com peças mal feitas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>