Tudo sobre costura com resistência a UV

Tudo sobre costura com resistência a UV

Você sabia que a luz ultravioleta pode afetar a linha de costura? Isto ocorre em decorrência do aumento dos padrões para o produto final referente à cor e à resistência da costura quando exposta.

O que é radiação ultravioleta?

A radiação ultravioleta vem do sol e trata-se de uma parte de um espectro de radiação eletromagnética que o sol emite.

O que acontece com a linha de costura quando exposta à luz solar?

As mudanças físicas e químicas resultantes da irradiação da base dos polímeros por luz ultravioleta ou visível estão diretamente relacionadas com a degradação por UV das linhas de costura.
A energia é absorvida, levando à degradação da cadeia polimérica e, consequentemente, perda de resistência da linha de costura. O corante também é atacado, acarretando no desbotamento da cor da linha.

Como proteger a linha de costura?

Muitas pessoas não sabem, mas é possível proteger as linhas de costura através de janelas de vidro comum. Estas filtram a radiação de alta frequência entre 290 e 320 NM, fornecendo proteção UV parcial.
O vidro laminado, utilizado no pára-brisas de carros, fornece mais proteção do que o vidro temperado. O vidro automotivo matizado também absorve radiação ultravioleta abaixo de 340 NM, mesmo sendo projetado para absorver radiação infravermelha.

Quais são os fatores que afetam a degradação por UV?

  1. Tipo de fibra;
  2. Impurezas;
  3. Histórico térmico do polímero;
  4. Condições de fabricação.

O que considerar ao realizar o teste de linhas para resistência à UV?

  1. Comprimento de onda;
  2. Intensidade;
  3. Umidade;
  4. Temperatura;
  5. Duração da Exposição.

Para determinar a resistência da linha contra a degradação de luz UV a linha pode ser testada. Entretanto, não existe um teste padrão, mas sim, inúmeros testes diferentes, que proporcionam resultados diferentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>