Saiba qual é a diferença entre um alfaiate e um costureiro

O mercado do corte e da costura está em constante mudança e crescimento. A evolução do setor acompanha a modernização da sociedade desde os primórdios e, agora, se alia à tecnologia para ganhar espaço com tendências e propagação de trabalhos especializados e feitos de forma extremamente personalizada. Nessa onda de atendimentos especiais e produção feita mais no detalhe do que na pressa para entrega, os termos “costureiro” e “alfaiate” voltam a discussão. A pergunta principal é: o que é cada um? Para isso, a gente explica!

O que faz um alfaiate

Há quem diga que eles estão em extinção, por serem cada vez mais raros e difíceis de encontrar por aí. São poucos os alfaiates que resistiram ao tempo. Eles são os responsáveis pelos ternos masculinos, com cortes perfeitos ao corpo de cada um que passe por seu ateliê. Com a chegada da roupa social ao universo feminino, os alfaiates também passaram a trabalhar com saias, calças e paletós femininos.

Seu trabalho pode parecer simples, já que só fazem as medidas das pessoas que visitam seus ateliês e então costuram peças do zero ou fazem os reparos necessários. Porém a execução tem que ser milimetricamente alinhada e com muita atenção aos detalhes, para agradar a clientela fiel que visita o espaço em busca da experiência de personalização à perfeição.

É importante lembrar que o termo “alfaiate” não diz respeito exclusivamente a homens, pelo contrário! A palavra tem gênero neutro e serve para todos que trabalham com a costura a rigor, pret a porter, alta costura ou moda social, como preferir chamar. Entretanto, há poucas mulheres atuantes no setor.

O que faz um costureiro

O termo automaticamente remete a uma pequena portinha de bairro, com espaço para pequenos reparos, modificações e às vezes até mesmo para criação. Mas “costureiro” é a palavra usada para descrever a todos e todas que trabalham com corte e costura no mercado têxtil e de moda. Daí para a frente, vem as definições do que cada tipo de corte e costura será feito e, consequentemente, qual é a função do costureiro. Sendo assim, alfaiate é um tipo de costureiro.

O trabalho de um costureiro exige muita dedicação, já que tudo precisa ser feito com cuidado, exatidão e extrema atenção. Eles podem ser tanto profissionais atuantes em grandes empresas, com formações bem especializadas ou também alguém que faz reparos ou peças para uso próprio, sem tanto conhecimento acadêmico, mas muita eficiência prática.

Os costureiros podem trabalhar à mão, com o auxílio de máquinas, fazendo todo e qualquer tipo de roupa, com qualquer tipo de tecido. Basta ter tecido, linha, agulha e tesoura e pronto. Nasce um costureiro!

Aprendeu a diferença entre costureira e alfaiate e já escolheu para que caminho quer seguir? Ótimo, porque nós, da Máquinas União, estamos aqui para facilitar a sua escolha, com os produtos que você possa estar procurando neste momento. Para saber mais sobre nossa linha de produtos ou ler artigos como este, acesse nosso site ou continue para ver mais no blog.

 

Comentários

Perguntas realizadas para: "Saiba qual é a diferença entre um alfaiate e um costureiro"

  Mostrar Comentários

Ainda não temos nenhum comentário para este artigo.
Seja o primeiro utilizando o formulário abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *