
Em qual ramo da costura você trabalha? Esteja começando ou não, é fato que todo mundo que atua nessa área se preocupa muito com o acabamento das peças. E isso vale desde para quem é especialista em roupas de festa, até para quem foca em costurar artesanato.
Afinal, em todas as áreas do corte e costura é importante oferecer algo bonito e de qualidade para o cliente. As técnicas de costura de acabamento fazem parte desse processo.
Quer oferecer o que há de melhor e encantar as pessoas? Então conheça algumas técnicas de costura e acabamento que você pode usar em sua rotina!
A costura francesa pode ser uma aliada
A costura francesa é uma técnica muito usada em apagamentos, principalmente em tecidos mais finos, pois não é muito indicada para tecido grosso. Ela é tão eficiente que é possível terminar o seu artesanato ou roupa apenas com ela, sem precisar o overloque.
O mais interessante é que com a técnica de costura francesa o avesso fica quase tão perfeito quanto o lado direito da peça. Assim, passa a ser uma ótima opção.
Técnica rebatida ou inglesa
Essa é uma excelente técnica de acabamento que é usada principalmente em roupas sociais, mais especificamente nas camisas sociais. Entretanto, ela pode ser aplicada nos mais diferentes estilos de vestimenta ou de costura.
E, diferentemente da costura francesa, que é mais indicada para tecidos leves, a técnica rebatida pode ser usada também em tecidos mais grossos e encorpados. Também é uma boa opção para barbatanas e passadores.
Técnica de picotar
Se você já tem alguma experiência no ramo de corte e costura provavelmente já notou que alguns tecidos desfiam com facilidade, não é? A técnica de picotar acaba sendo uma boa opção para eles, pois dá o efeito picote nas extremidades e, dessa forma, acaba protegendo o acabamento. Saiba que isso pode ser bem simples de ser feito. Basta ter uma tesoura com esse tipo de corte. Assim que você recortar a peça toda, ela já estará completamente picotada.
Técnica de zigue-zague
Essa técnica é muito usada para dar acabamento nas confecções em tecidos que esticam ou em malha. Também pode ser uma opção para tecidos que desfiam. Você pode usar a técnica na costura a mão ou com máquina.
Técnica Hong Kong
Mais indicada para peças de alfaiataria voltada para as épocas mais quentes do ano, por não precisarem da colocação de forro. O viés termina a peça com elegância e perfeição.
Seja qual for a sua área de trabalho, é sempre bom aprender novas técnicas de acabamento. Afinal, um bom produto é algo básico para quem quer atender bem e vender mais.
Na Máquinas União você encontra o melhor maquinário, para deixar as suas peças ainda mais bonitas. Entre em contato conosco!