Veja como funciona o processo de confecção de uma peça de roupa

 

Para fazer a produção de uma peça de roupa, é preciso seguir uma série de protocolos estabelecidos por aqueles que são especialistas no assunto. É necessário estar por dentro de todas essas etapas para que a sua peça apresente além da cara da sua marca, mas também propriedade, conhecimento e muito trabalho.

Cada peça de roupa tem uma função determinada, seja para fazer proteção ao corpo em dias frios ou reforçar seu estilo de vida, com tecidos, padronagens, cortes e tamanhos para todos os corpos e gostos. Elas dão características para a personalidade de cada pessoa e, consequentemente, de cada marca, pois essa conversa é feita dos dois lados: quem vende e quem compra.

 

Etapas da confecção de roupa

Costurar uma peça de roupa para fazer um reparo pode ser bem fácil para quando você já tem alguma habilidade e até os equipamentos certos para isso. Porém, para criar uma roupa do zero, exige muito trabalho e esforço, por precisar de pessoas especializadas em diferentes funções, maquinário adequado para cada etapa e conhecimentos gerais sobre o processo inteiro para fazê-lo de forma rápida e eficiente.

 

Conheça aqui cada etapa desse processo:

 

Desenho:

Também chamado de croqui, ele é um esboço de como o estilista ou designer idealiza que a peça de roupa seja feita. Serve para nortear o restante das etapas de produção.

 

Modelagem:

A partir do desenho, o estilista ou designer também faz moldes para completar a base do desenvolvimento da peça.

 

Corte:

O corte é feito depois de definir as medidas apresentadas pelo estilista ou designer no seu processo de criação até aqui. Feito diretamente no tecido, é preciso contar com o apoio de máquinas apropriadas para cada tipo de textura, para que não haja desfiamento ou buracos.

 

Montagem:

Agora é a hora de costurar de verdade. Também com maquinário apropriado para cada tecido, os detalhes são adicionados diretamente no tecido. Seja uma prega, um babado ou uma barra, por exemplo, cada processo conta com o auxílio de um acessório ou até mesmo de uma máquina apropriada para a etapa.

 

Prova:

Essa é uma etapa que é realizada em dois momentos. O primeiro deles é antes da roupa ter passado por acabamentos. O segundo é quando tudo já está como o definido no croqui, depois dos acabamentos finais.

 

Acabamento:

É hora de colocar todos os detalhes finais. Aqui entram os botões, os zíperes e todos os acessórios que a peça pode precisar. Aqui é hora de ter a máquina apropriada para cada momento, uma vez que o ponto caseado deve ser correto, o espaço para o zíper precisa ser bem definido, o botão deve estar bem fixo… Resumidamente, é aqui que você garante mais durabilidade e qualidade à peça.

 

Modelo-piloto:

Depois da prova final após o acabamento, temos a peça que será a base de criação para escalonar a sua produção conforme a necessidade da sua empresa. Seja uma de cada cor, várias iguais e até com apenas mudanças em tamanho, o modelo-piloto é quem começa a contar a história daquele lançamento.

E aí? Gostou de saber mais sobre todos os processos de uma produção de peça de roupa em uma confecção? Nós, da Máquinas União, estamos aqui para facilitar a sua próxima atividade para o tempo livre, com os produtos que você possa estar procurando neste momento. Para saber mais sobre nossa linha de produtos ou ler artigos como este, acesse nosso site ou continue para ver mais no blog.

Comentários

Perguntas realizadas para: "Veja como funciona o processo de confecção de uma peça de roupa"

  Mostrar Comentários

Ainda não temos nenhum comentário para este artigo.
Seja o primeiro utilizando o formulário abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *