Construir uma marca de sucesso nunca foi tão fácil

CONSTRUIR UMA MARCA DE SUCESSO NUNCA FOI TÃO FÁCIL

Muitas empresas acreditam que para se destacar no mercado moderno é preciso investir em um segmento inexplorado, oferecer um produto de qualidade superior ou adotar uma estratégia de preço agressiva.

Tais estratégias, apesar de válidas, possuem eficácia limitada.

De fato, é consenso entre a maior parte dos especialistas de mercado que vantagens lógicas, como as mencionadas acima, são capazes de levar uma empresa apenas até certo ponto; empresas que desejam transcender e alcançar um patamar superior, que seja mais estável, seguro e lucrativo, precisam criar marcas carismáticas e marcantes, que sejam capazes de se conectar com seus consumidores em um nível mais profundo e significativo.

Para fins ilustrativos, tomemos a Apple e a Samsung como exemplo. Ambas empresas são gigantes do mercado da tecnologia e alcançam diariamente resultados econômicos expressivos; ambas desenvolvem produtos de ponta e competem de forma acirrada pelo título de mais inovadora do mercado. Ainda assim, apesar do aparente equilíbrio técnico, a Apple nada de braçada nesse mercado, obtendo resultados consideravelmente mais expressivos que a Samsung, já que soube criar uma marca icônica, que cativou uma legião de fãs, que se mostram dispostos a comprar os produtos da empresa mesmo nos casos em que eles são tecnicamente inferiores e/ou mais caros que os da concorrência.

COMO POSSO CRIAR UMA MARCA DE SUCESSO?

Se você acha que criar uma marca de sucesso é algo inviável, que pode ser alcançado apenas por empresas como Apple e Samsung, que são gigantes de mercado, reveja seus conceitos.

Sem dúvida, hoje em dia, com a popularização de internet e a rápida evolução da tecnologia é possível criar uma marca de sucesso com esforço e investimento mínimo. Dúvida? Então veja abaixo como isso é possível.

MONTE UM SITE: antigamente, quando se queria criar um site era preciso contratar um programador. Hoje em dia, no entanto, existe uma série de plataformas que permitem que até mesmo os mais leigos criem belos sites com pouquíssimo esforço e complexidade – é possível até mesmo criar lojas virtuais com facilidade; certas plataformas, inclusive, oferecem soluções de pagamento completas, para que você não tenha que se preocupar com nada;

APOSTE NAS REDES SOCIAIS: muitas pessoas acreditam que as redes sociais, como o Facebook, o Instagram e o Twitter, por exemplo, são apenas para diversão e distração. O que elas não imaginam, no entanto, é que elas são ferramentas poderosíssimas, que são capazes de contribuir consideravelmente para o processo de construção de uma marca de sucesso. Se você deseja que seus consumidores estejam sempre próximos de sua empresa e adquiram carinho por ela, portanto, não tenha medo de criar perfis nas principais redes sociais.

CONTE COM A TECNOLOGIA: foi-se o tempo em que era difícil falar com uma empresa.  Hoje em dia as pessoas querem facilidade e tem dado preferência para empresas que oferecem canais alternativos de comunicação, como o WhatsApp e o SMS, por exemplo. Uma boa dica, então, é oferecer tais canais.

NÃO TENHA RECEIO DE IR ALÉM

A maior parte das dicas mencionadas acima são relativamente simples de serem colocadas em prática e trazem bons resultados. Se, contudo, você deseja obter resultados ainda mais expressivos, não tenha medo de se aprofundar e utilizar todas as ferramentas que você tem à sua disposição, como por exemplo:

POSTS PATROCINADOS: a maior parte das redes sociais oferece a opção de criar postagens patrocinadas, que são capazes de atingir um número maior de pessoas (inclusive não seguidores). Em geral, o investimento não é tão grande e os resultados costumam ser satisfatórios.

MARKETPLACE: recentemente o Facebook lançou o “marketplace”, uma ferramenta dentro de seu próprio site que permite que se divulgue produtos e/ou serviços para pessoas que estejam em suas imediações. Vale a pena divulgar sua empresa lá se você quer causar maior impacto nas regiões adjacentes a você.

ADWORDS: o AdWords, do Google, não é algo novo, mas continua sendo eficiente. Por meio dele você pode aumentar sua presença digital e fazer com que seja mais fácil para as pessoas lhe acharem.

Vale ressaltar, ainda, que a maior parte das empresas tem funcionários de plantão para ajudar aqueles que desejam utilizar tais ferramentas.

INVISTA EM QUALIDADE

Fazer com que uma empresa tenha sucesso não é necessariamente difícil. Manter esse sucesso, por outro lado, é um pouco mais complicado.

De fato, de nada adianta divulgar extensivamente uma empresa, produto ou serviço se ele não possuir boa qualidade, já que isso fará com que a pessoa compre uma vez, porém nunca volte a consumir seus produtos.

Se você trabalha com confecção ou costura e deseja trabalhar no pico de sua forma, criando produtos de alta qualidade, conte com o apoio da Máquinas União, uma empresa com mais de 40 anos de experiência nesse segmento.

Comentários

Perguntas realizadas para: "Construir uma marca de sucesso nunca foi tão fácil"

  Mostrar Comentários

Ainda não temos nenhum comentário para este artigo.
Seja o primeiro utilizando o formulário abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *